Redação
A capital alagoana recebe este mês especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para uma missão oficial, momento que antecede a assinatura do contrato que vai possibilitar ao Município importantes financiamentos para investir em obras estruturantes na capital.
LEIA TAMBÉM
Entre os projetos prioritários pleiteados pela Prefeitura no BID está o financiamento para o Programa de Requalificação Urbanística da Orla Lagunar de Maceió, onde serão investidos aproximadamente R$ 250 milhões.
De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o trabalho para requalificação da orla lagunar terá inicio já nos próximos dias. “Temos trabalhado desde 2013 em um grande projeto para a reurbanização da orla lagunar. No mês passado, nós tivemos uma feliz notícia de que o Governo Federal deu o aval para que o Município pegasse os empréstimos, que serão utilizados, entre outros projetos, para melhorar a qualidade da vida da população carente que reside na região, inserir a orla no circuito turístico da capital alagoana e integrá-la de forma permanente à cidade, garantindo a mobilidade e acessibilidade urbana por meio de transportes motorizados e não motorizados”, destacou.
Será construído um complexo habitacional, com estruturas de educação, esportivas, de saúde, de lazer, de atividades econômicas (pescado e coleta seletiva de lixo), além de pavimentação de ruas, drenagem, infraestrutura de esgotamento sanitário, abastecimento de água, rede elétrica e paisagismo, restauração e conservação da Área de Preservação Permanente (APP), no entorno da orla lagunar e das áreas de mangue.
O projeto também prevê a ligação viária entre a orla lagunar e a parte alta da cidade, que beneficiará a mobilidade e acessibilidade para a população da região.
Empréstimos
O Ministério do Planejamento, por meio da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), aprovou, no último dia 15, dois empréstimos para a Prefeitura de Maceió. Os valores, que somados chegam a 133,5 milhões de dólares, serão destinados não só a projetos de requalificação da orla lagunar, como também à revitalização dos bairros de Maceió.
Após a aprovação do Cofiex, os empréstimos precisam do aval do Tesouro Nacional para seguir para aprovação no Senado.
“Os representantes do BID já estiveram aqui várias vezes, mas agora será uma missão oficial para, a partir daí, assinarmos o contrato. A orla é um dos locais mais lindos, porém um dos mais problemáticos. Isso por conta dos problemas sociais, a exemplo da falta de saneamento e violência. As pessoas acham a orla bonita, mas só de longe. Nós estamos trabalhando para mudar essa realidade e em breve convocaremos a população e a imprensa para apresentar o programa de requalificação”, detalhou o prefeito.
LEIA MAIS