Reprodução simulada de abordagem a gari baleado por PM será nesta terça (18)

Publicado em 18/04/2023, às 09h13
Reprodução -

TNH1

Está marcada para as 17h, nesta terça-feira (18), a reprodução simulada sobre o inquérito policial que investiga a abordagem de policiais militares ao gari Walquides Santos da Silva, ocorrida na Vila Emater, em Jacarecica, em janeiro de 2022. A data foi definida e divulgada na última quinta, 13, pelo Instituto de Criminalística (IC), cerca de duas semanas depois do adiamento da primeira reconstituição.

LEIA TAMBÉM

Segundo o que foi alinhado com as autoridades responsáveis, as equipes vão se concentrar na delegacia a partir de 17h e depois vão seguir para a localidade onde aconteceu a abordagem. Durante a reprodução, o IC vai procurar responder quesitos elaborados e presentes nos autos do processo pelos investigadores do caso.

"Nós estamos buscando esclarecer dúvidas que ainda continuam com o inquérito. Por isso, solicitamos a reprodução simulada, também determinada pela Justiça, para obter mais detalhes do que aconteceu no referido dia. O laudo tem o prazo de 30 dias para ficar pronto, e esperamos esclarecer o caso após esse relatório", disse o delegado Robervaldo Davino, que está à frente do caso.

Além do IC e da Polícia Civil, a equipe da Polícia Militar e a família do gari também vão ser aguardadas no local para a realização do exame pericial. 

Entenda o caso - Walquides Santos foi baleado durante uma ação da polícia na comunidade no dia 13 de janeiro de 2022 e ficou internado no Hospital Geral do Estado (HGE). Ele foi autuado em flagrante por suposta tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e, segundo a polícia, esteve em confronto quando foi atingido numa troca de tiros.

Já a versão da família de Walquides é de que ele foi preso injustamente. Parentes, amigos e vizinhos afirmaram que ele é trabalhador, que não houve a troca de tiros e que a PM teria usado de violência enquanto esteve na comunidade. Eles protestaram por algumas vezes na ocasião, cobrando ação das autoridades para investigar o caso. 

O juiz da 11ª Vara Criminal da Capital, Antônio José Bittencourt, assinou o alvará de soltura no dia 28 daquele mês, que deu permissão para que o gari, de 26 anos, retornasse para casa após receber alta médica do Hospital Geral do Estado (HGE), onde se recuperou de cirurgia. 

A reconstituição da abordagem policial estava prevista para o dia 29 de março de 2023, mas devido ao mau tempo, muitas chuvas, o exame pericial precisou ser cancelado. Segundo a perita criminal, o cancelamento se fez necessário, visto que a atividade em análise precisa também reproduzir as condições climáticas relativas ao dia da ocorrência.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem é baleado na cabeça na Praia do Francês; vítima foi socorrida Homem é preso após dar cabeçada, enforcar e ameaçar esposa com faca Dupla é presa suspeita de furtar caixa d’água e canos de loja no Centro de Maceió Polícia apreende 21 armas de fogo em uma semana Alagoas