Redação
As circunstâncias indicam que entre o deputado federal Arthur Lira (PP) e o senador Renan Calheiros (MDB), o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), em busca este ano do quarto mandato no município, parece ter feito opção pelo presidente da Câmara.
LEIA TAMBÉM
Um indicativo disso foi que o PP de Rute Nezinho, vice da sua chapa, e presidido por Lira em Alagoas, lhe destinou R$ 2 milhões para a campanha, enquanto o MDB só lhe liberou R$ 150 mil.
Outro aspecto a considerar: o deputado federal Daniel Barbosa, seu filho, foi eleito em 2022 pelo PP e se mantém na legenda até os dias de hoje.
Além disso, a movimentação política na campanha demonstra uma participação maior do PP, diferentemente do MDB dos senadores Renan Calheiros e Renan Filho.
Há de se considerar, ainda, o apoio a Luciano Barbosa por parte do senador arapiraquense Rodrigo Cunha (Podemos/AL), a quem apoiou para o governo, em 2022.
Aliado de Arthur Lira, nesta eleição Rodrigo concorre a vice-prefeito de Maceió na chapa de João Henrique Caldas (PL), um potencial candidato ao governo ou ao Senado em 2026 – contra o MDB.
Traduzindo: não havendo uma reviravolta nos próximos dois anos, em 2026 Arapiraca estará muito mais “lirista” do que “calheirista”.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”