Redação
Nesta terça-feira (6), o governador Renan Filho, o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, acompanhados do diretor regional para América Latina e Caribe da ONU Habitat, Elkin Velasquez, entregam as obras de mobilidade urbana aos moradores da Grota da Iraci, localizada no Complexo Habitacional do Benedito Bentes.
LEIA TAMBÉM
O projeto faz parte do programa do Governo do Estado, Pequenas Obras, Grandes Mudanças. A solenidade marcou também a assinatura do convênio de apoio entre o Governo do Estado e a Organização das Nações Unidas (ONU), através de seu programa para assentamentos humanos, o ONU-Habitat, para o Pequenas Obras, Grandes Mudanças. O programa pretende atender as 76 comunidades carentes de Maceió até 2018.
As 250 famílias que moram na grota da Iraci foram beneficiadas com obras que transformaram o espaço urbano onde vivem. Na comunidade foram construídas cinco novas escadarias e reformadas as duas que já existiam, totalizando 173 metros lineares deste equipamento urbano.
Outro importante equipamento urbano de mobilidade foi proporcionado pelo programa à comunidade. Foram instalados quatro pontilhões, sendo quatro recuperados e um novo.
Além das escadarias, foram instalados 500 metros de corrimão e construídos 441,50 m² de passeio, três metros lineares de muros de arrimo, 276 m² de reboco. O programa também pintou 34 casas na grota, sendo algumas delas pinturas especiais, com elementos que remetem a natureza e a vida em comunidade.
O programa
O Pequenas Obras, Grandes Mudanças já chegou a 12 comunidades da periferia de Maceió, e já concluiu 1.195 metros lineares de escadaria, 674 de canaletas e 3.901 m² de passeios. Além deles, foram construídos outros 1.395 metros de meio-fio, 2.420 metros de corrimão e 149,5 metros de muros de arrimo. O projeto ainda emprega 269 moradores das comunidades que trabalham nas obras.
LEIA MAIS