Religiões de matriz africana fazem ato contra intolerância religiosa

Publicado em 03/12/2015, às 18h59
-

Redação

Religiões de matriz africana fazem ato contra intolerância religiosa (Crédito: TNH1/Arquivo)

Religiosos de matriz africana realizam ato nesta sexta-feira (04), às 09h, em frente ao Fórum da Capital, no Barro Duro. A manifestação tem como objetivo fazer uma vigília para sensibilizar o Judiciário sobre liberdade religiosa. A manifestação também vai chamar atenção para o direito constitucional pela liberdade religiosa, a liberdade de culto, o combate à intolerância religiosa e a luta pelo respeito às manifestações afro-culturais e as tradições culturais.

Durante a semana foram feitas duas audiências públicas promovidas pelo Ministério Público Estadual, com o intuito de decidir qual religião ficaria com o espaço da Praça Multieventos, no dia 08 de dezembro, dia de Iemanjá. A religião matriz africana faz essa comemoração há 8 anos consecutivos, e nesse ano, a religião evangélica também quis usar o espaço para uma festa gospel.

Depois das duas audiências públicas para que as religiões entrassem em consenso quanto às festas do dia 08 de dezembro, o promotor Flávio Gomes da Costa afirmou que “não foi possível entrar em um consenso entre as duas religiões. Então, o órgão que vai decidir com quem fica o espaço na orla da Pajuçara é a SMCCU”. 

A Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) decidiu garantir os espaços da orla de Pajuçara para os rituais em homenagem a Iemanjá, no próximo dia 08 de dezembro, representados pela religião matriz africana.

Enquanto isso, os representantes da religião evangélica ainda pretendem acionar a justiça para usar a praça Multieventos para a realização de um show no mesmo dia.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025