Relatório detalha escândalos de abuso sexual na Europa e cita brasileiros

Publicado em 19/01/2025, às 17h10
- Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tempo

O jornal espanhol “AS”, da Espanha, realizou um relatório detalhando os escândalos de abuso sexual na Europa. Com a ajuda dos dados do Ministério do Esporte da França, que criou uma unidade dedicada a recolher denúncias chamada “Signal Sport”, o veículo reuniu dados de casos no esporte.

LEIA TAMBÉM

Episódios famosos dos últimos anos foram citados no relatório. Nomes como Bertrand Charest (ex-treinador de esqui), Larry Nassar (ex-coordenador médico da seleção feminina de ginástica dos Estados Unidos) e André Guedes (ex-treinador de tênis) foram analisados entre os criminosos notórios por abuso sexual na Europa.

No futebol, os brasileiros Daniel Alves e Robinho foram colocados no documento. Além deles, Santi Mina, jogador do Celta de Vigo, e Hugo Mallo, que passou pelo Internacional e atualmente está no time grego Aris FC, também são citados no relatório.

Segundo o levantamento do jornal, baseado no estudo europeu “Child Abuse in Sport-European Statistic (CASES)“, 70% dos esportistas menores de idade sofrem violência psicológica e emocional. Em seguida vem a violência física com 43%, sexual sem contato em 36% e 20% da violência sexual com contato.

Outro estudo foi levantado na matéria. Segundo o jornal “El País”, houve mais de 1000 vítimas de abuso de pedofilia em duas décadas no esporte espanhol. O futebol foi a maior modalidade, houve cerca de 571 vítimas e 71 casos. Em seguida, vem o basquete, com 55 vítimas e 15 casos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O ambicioso plano do México para se tornar uma das 10 maiores economias do mundo Editor causa polêmica ao revelar que filme cotado ao Oscar usou IA para melhorar sotaque de atores Brasileira que faz faxina nos EUA conta absurdos que encontra nas casas que limpa Veja quem são as três primeiras reféns libertadas pelo Hamas após acordo cessar-fogo com Israel