Redação
Uma obra de reforma na agência do Banco do Brasil da Gruta de Lourdes foi interditada pela Prefeitura de Maceió na manhã desta segunda-feira (10), por não ter licenciamento e ainda pelo descarte irregular de resto de construção. O lixo produzido pela reforma estava sendo descartado no estacionamento externo do banco.
LEIA TAMBÉM
De acordo com o superintendente de Limpeza Urbana de Maceió, Davi Maia, um levantamento feito pela Prefeitura constatou que a obra não possui licença ambiental e, em visita ao local, foi flagrado o descarte de lixo de forma inadequada.
Ele explicou que o banco deveria colocar o lixo em um contêiner de empresa autorizada, para que o descarte fosse feito em local apropriado. "Vamos notificar e multar. A obra vai ser paralisada enquanto não legalizar e colocar contêiner", avisou.
A agência será multada em até R$ 5 mil pela Limpeza Urbana e em um valor ainda a ser definido, pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente.
A superintendência regional do Banco do Brasil em Alagoas ainda não se pronunciou oficialmente, mas a reportagem do TNH1 apurou com uma fonte da instituição bancária que a empresa responsável pela obra na agência já foi notificada e se comprometeu a retirar o entulho ainda nesta segunda-feira. A empresa também deve arcar com eventual multa que seja aplicada ao banco.
Ecopontos
Em Maceió, estão sendo adaptados locais para receber entulho de construção, em vários bairros, e evitar o acúmulo de lixo nas ruas da cidade. Os Ecopontos recebem os resíduos gratuitamente.
Dois deles já estão em funcionamento: um na Rua Campos Teixeira, na Ponta da Terra, e um na orla da Lagoa Mundaú, que recebe exclusivamente casca de sururu, antes jogada no canteiro da Avenida Senador Rui Palmeira.
Será inaugurado um Ecoponto no Mercado da Produção, que além de entulho vai receber material orgânico; um em Cruz das Almas, próximo à Josepha de Mello; um no Tabuleiro do Martins, vizinho ao antigo mini pronto-socorro, e um no Dique Estrada, perto da Guarda Municipal.
LEIA MAIS