Redação
O projeto “Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável” mobiliza 150 meninos e meninas em Maceió em busca de reduzir as desigualdades sociais, a partir da participação cidadã. O primeiro ciclo do projeto está documentado em Revista, que será lançada no próximo dia 23 de novembro, às 10 horas, no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, em Jaraguá.
O lançamento da Revista da Rede ocorrerá na abertura do Seminário de Desenvolvimento Infantil “Cuidados e Proteção Integral na Primeira Infância”, como também durante as outras atividades da Semana do Bebê, realizada nos bairros de Ipioca, Jacintinho, Vergel, Bebedouro e Cidade Universitária.
O projeto Rede de Adolescentes é desenvolvido em Alagoas pelo Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu em parceria com o Unicef, a Prefeitura Municipal de Maceió e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. Como parte integrante da Plataforma dos Centros Urbanos, o projeto contribui para a construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo nas grandes cidades, visando reduzir as desigualdades que afetam a criança e o adolescente.
“Nossa revista apresenta os nove meses iniciais de trabalho junto a 150 jovens dos bairros com alto índice de vulnerabilidade social em Maceió. Esses adolescentes passaram por capacitações de competências para a vida e se engajaram como mobilizadores de outros jovens na defesa de uma cidade justa e sustentável”, afirmou Eduardo Normande, coordenador geral do Ceasb.
Plataforma dos Centros Urbanos - PCU
Devido aos indicadores de desigualdade, violência e baixa escolaridade, Maceió foi inseria, em 2013, no grupo de 8 cidades capitais do Brasil que participam da Plataforma dos Centros Urbanos do Unicef. A partir daquele ano, a Prefeitura Municipal de Maceió e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente se comprometeram a trabalhar conjuntamente pela melhoria da vida de crianças e adolescentes.
Através da PCU, o Unicef propõe que dentro de um ciclo de três anos sejam melhorados indicadores que evidenciam as desigualdades intraurbanas e sejam realizadas ações nas áreas mais vulneráveis.
Dentro desse contexto, o projeto “Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável” surge em setembro de 2014 com a missão de mobilizar e inserir os adolescentes nesse esforço de reduzir as desigualdades sociais em Maceió.
Saiba mais:
http://www.ceasb.org.br/projeto/rede-de-adolescentes-por-uma-cidade-justa-e-sustentavel/
Serviço
Lançamento da Revista da Rede de Adolescentes por uma Cidade Justa e Sustentável
Dia: 23 de novembro de 2015
Horário: 10 horas, durante a abertura do Seminário de Desenvolvimento Infantil “Cuidados e Proteção Integral na Primeira Infância”.
Local: Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, Jaraguá.
Fonte: Assessoria
LEIA MAIS