Política

Record demite jornalista que entrevistou presidente Lula

| 18/07/24 - 10h07

Após um trecho da entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Record na terça-feira (16) chegar ao conhecimento do mercado financeiro cerca de uma hora antes da divulgação pela emissora, a jornalista que fez a entrevista acabou sendo demitida. 

Divulgado pela corretora BGC, o texto foi atribuído à Capital Advice, uma agência de análise política, onde a Renata Varandas, a autora da entrevista, é sócia. 

Com a informação em mãos, a empresa repassou aos investidores a declaração de que o presidente afirmava que ainda precisava ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, embora tenha se comprometido com o arcabouço fiscal.

A entrevista de Lula para o “Jornal da Record”, do principal telejornal da rede, foi oficializada pela emissora pouco antes das 14h da última terça-feira, 15, e transmitida na íntegra logo mais à noite.

Na terça, o dólar teve salto e a avaliação de analistas do mercado foi de que falas do presidente teriam provocado ruídos de incerteza fiscal.

Os efeitos das declarações no câmbio começaram por volta das 12h20, quando a cotação do dólar começou a acelerar. Às 12h43, a moeda americana passou a registrar alta ante o real, subindo até atingir a máxima da sessão, às 13h40, a R$ 5,462 —valorização de 0,33% em relação ao fechamento do dia anterior.