Rafael Tenório retorna à presidência do CSA após aclamação e estabelece teto salarial para o futebol

Publicado em 09/02/2023, às 09h36
Foto: Morgana OliveiraCSA -

Gabriel Amorim*

Após ter a inscrição de apenas uma chapa para a eleição presidencial do CSA, o empresário Rafael Tenório voltou a assumir a presidência-executiva do clube alagoano após ter sido aclamado, na noite dessa quarta-feira (08), em Assembleia Extraordinária, realizada no CT Nelson Peixoto Feijó, na parte alta de Maceió. Membro da chapa ‘Resgate do Azulão II’, Rafael agora tem a dura missão de reestruturar o CSA nos próximos quatro anos.

LEIA TAMBÉM

Além do empresário, a chapa ainda tem Míria Monte como vice-presidente; Major Aldo Dantas como superintendente de esportes; e Katiano Caetano como superintendente administrativo.

Dificuldades financeiras - Diante do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro no último ano, além das precoces eliminações na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil em 2022, o CSA enfrenta dificuldades financeiras, que foram expostas pelo conselho deliberativo após a renúncia do ex-presidente executivo do clube, Omar Coelho. Na ocasião, Rafael Tenório disse que a dívida do clube pode chegar atualmente a R$ 12 milhões.

Para conter as despesas, o agora presidente-executivo revelou em sua aclamação que o CSA terá, em 2023, um teto salarial de R$ 500 mil para o futebol. Além disso, o empresário ainda anunciou que Bianca Tenório, sua filha, retorna como responsável pela construção do novo CT do Azulão. As obras do centro de treinamento estão paradas desde o último ano devido às dificuldades financeiras que o clube enfrenta.

Quem é Rafael Tenório? - O empresário já esteve à frente do CSA entre os anos de 2015 e 2021. Durante esse período, o Azulão voltou ao cenário nacional e conseguiu subir, ano após ano, da quarta divisão do futebol nacional até a elite, no ano de 2019. 

Após ter que deixar o cargo no fim do mandato, Tenório deu lugar ao eleito Omar Coêlho no final de 2021. Na gestão do advogado, o clube foi rebaixado para a terceira divisão, além de ser eliminado de forma antecipada na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. 

Futuro do CSA - Além dos compromissos no Campeonato Alagoano e na Copa do Nordeste, o Azulão tomou conhecimento do seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. Por sorteio, o clube alagoano viaja ao estado do Pará para enfrentar a equipe do Tuna Luso. A partida ainda não tem data marcada.

O clube mantém a preparação para o início da Série C. De acordo com o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição se inicia no dia 22 de abril e termina em 12 de novembro. As datas somente devem ser anunciadas no mês de março. 

*Estagiário sob supervisão

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Torcedores do Peñarol soltos terão que declarar residência fixa no Brasil Torcedor que comprou cabeça de porco tenta evitar punição ao Corinthians CSA anuncia contratação do goleiro Gabriel Felix, ex-Londrina Série B: veja as chances de acesso e riscos de queda após 35ª rodada