Gabriel Amorim*
Após ter a inscrição de apenas uma chapa para a eleição presidencial do CSA, o empresário Rafael Tenório voltou a assumir a presidência-executiva do clube alagoano após ter sido aclamado, na noite dessa quarta-feira (08), em Assembleia Extraordinária, realizada no CT Nelson Peixoto Feijó, na parte alta de Maceió. Membro da chapa ‘Resgate do Azulão II’, Rafael agora tem a dura missão de reestruturar o CSA nos próximos quatro anos.
LEIA TAMBÉM
Além do empresário, a chapa ainda tem Míria Monte como vice-presidente; Major Aldo Dantas como superintendente de esportes; e Katiano Caetano como superintendente administrativo.
Dificuldades financeiras - Diante do rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro no último ano, além das precoces eliminações na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil em 2022, o CSA enfrenta dificuldades financeiras, que foram expostas pelo conselho deliberativo após a renúncia do ex-presidente executivo do clube, Omar Coelho. Na ocasião, Rafael Tenório disse que a dívida do clube pode chegar atualmente a R$ 12 milhões.
Para conter as despesas, o agora presidente-executivo revelou em sua aclamação que o CSA terá, em 2023, um teto salarial de R$ 500 mil para o futebol. Além disso, o empresário ainda anunciou que Bianca Tenório, sua filha, retorna como responsável pela construção do novo CT do Azulão. As obras do centro de treinamento estão paradas desde o último ano devido às dificuldades financeiras que o clube enfrenta.
Quem é Rafael Tenório? - O empresário já esteve à frente do CSA entre os anos de 2015 e 2021. Durante esse período, o Azulão voltou ao cenário nacional e conseguiu subir, ano após ano, da quarta divisão do futebol nacional até a elite, no ano de 2019.
Após ter que deixar o cargo no fim do mandato, Tenório deu lugar ao eleito Omar Coêlho no final de 2021. Na gestão do advogado, o clube foi rebaixado para a terceira divisão, além de ser eliminado de forma antecipada na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil.
Futuro do CSA - Além dos compromissos no Campeonato Alagoano e na Copa do Nordeste, o Azulão tomou conhecimento do seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil. Por sorteio, o clube alagoano viaja ao estado do Pará para enfrentar a equipe do Tuna Luso. A partida ainda não tem data marcada.
O clube mantém a preparação para o início da Série C. De acordo com o calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição se inicia no dia 22 de abril e termina em 12 de novembro. As datas somente devem ser anunciadas no mês de março.
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS