Secom Maceió
A Campanha Rua Legal, iniciada em novembro de 2018, termina na próxima quinta-feira (31). Por meio da iniciativa da Prefeitura de Maceió, é possível que os próprios moradores sugiram nomes para ruas, que ainda não foram registradas oficialmente, e participem de um momento histórico na capital.
LEIA TAMBÉM
Em Maceió, existem aproximadamente duas mil ruas nomeadas como Projetada, Rua A, Rua B e Rua Nova, por exemplo. E se você mora em uma dessas localidades, ainda dá tempo de se mobilizar para batizar a rua com um nome oficial e que possua alguma relação com a comunidade.
Segundo o diretor de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Tácio Rodrigues, a campanha tem como principal objetivo reconhecer a população como peça fundamental no processo de construção da história de Maceió. “É importante esse momento, já que os moradores vão escolher um nome que tenha uma relação com o bairro, e isso cria uma identidade e um reconhecimento entre eles”, explica Tácio.
Sugestões de nomes podem ser enviadas pelo e-mail rualegalmaceio@gmail.com ou entregues na sede da Sedet, que fica na Avenida Governador Afrânio Lages, 297, no Farol, no prédio onde funcionava a extinta SMCCU. O horário de funcionamento é das 8h às 14h.
De acordo com o Código de Urbanismo e Edificações de Maceió (Lei 5.593), a escolha para o nome do logradouro deve seguir alguns critérios, como não apresentar nomes de pessoas vivas. Também não é permitido alterar para nomes de ruas já existentes e nem modificar logradouros históricos e tradicionais. Outros detalhes sobre a Campanha Rua Legal podem ser conferidos aqui.
LEIA MAIS