Quem são os bilionários que financiam as eleições dos Estados Unidos?

Publicado em 21/08/2024, às 13h31
Kamala Harris e Donald Trump, os candidatos à presidência dos EUA neste ano | Thenews2/Folhapress | Brazil Photo Press/Folhapress -

Thiago Bomfim / Folhapress

Diferente do que ocorre no Brasil, a maioria dos fundos usados nas campanhas políticas de candidatos americanos vem de doações. Entre os maiores doadores dos partidos estão magnatas, megainvestidores e outros "tubarões" do mercado.

LEIA TAMBÉM

CAMPANHA NOS EUA É DIFERENTE - Eleições são decididas com grandes doações individuais. Segundo a organização OpenSecrets, que investiga os investidores de campanhas políticas nos Estados Unidos, Joe Biden recebeu 646 milhões de dólares, 61% do dinheiro de sua campanha, por meio de grandes doações. Já Donald Trump recebeu 396 milhões de dólares, 51,17% do dinheiro de sua campanha, pelo mesmo meio.

Dinheiro de campanhas é usado de várias maneiras. Os fundos são usados principalmente para pagar viagens para realização de comícios, impressões, correios, telemarketing e propagandas. Nas eleições presidenciais de 2020, foram gastos aproximadamente 14,4 bilhões de dólares durante a campanha, somando os gastos dos partidos Democrata e Republicano, segundo a OpenSecrets.

QUEM SÃO PRINCIPAIS DOADORES DE CAMPANHA DO PARTIDO REPUBLICANO - Timothy Mellon (fortuna de 14.1 bilhões de dólares). O maior doador da eleição até agora, com 115 milhões de dólares depositados na campanha de Republcianos, Mellon é engajado em causas da extrema direita e contribuinte de longa data do Partido Republicano. Ele vem da rica e tradicional família Mellon, e investe principalmente no setor de transportes nos Estados Unidos. Em junho, a Forbes noticiou que Mellon pagou 53 milhões de dólares para a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México.

Ken Griffin (38 bilhões de dólares). A 41° pessoa mais rica do mundo, Griffin criou o fundo de investimentos Citadel, que movimenta 59 bilhões de dólares em investimentos. Nesta eleição, já despejou 75 milhões em Republicanos, e doou para várias organizações durante sua vida, relacionadas com educação, segurança e com saúde, durante a pandemia de Covid-19. Ele já se pronunciou contra a taxação de super-ricos e a favor de Israel.

Miriam Adelson (32,6 bilhões de dólares). Viúva do magnata Sheldon Adelson, Miriam é a maior acionista da Las Vegas Sands, a maior operadora de cassinos nos Estados Unidos. Além disso, é dona da Adelson Clinic, consultório que trata dependência química, e do time de basquete Dallas Mavericks. Nascida em Tel Aviv, Adelson é a israelense mais rica do mundo, e contribui ativamente com políticos que defendam Israel. Em 2020, ela e seu marido foram os maiores doadores da campanha de Donald Trump, com 218 milhões de dólares em contribuições.

Richard e Elizabeth Uihlein (cerca de 6 bilhões de dólares). O casal é fundador do Uline, um dos maiores serviços de empacotamento e distribuição dos Estados Unidos, e doa para os Republicanos há décadas.

Eles se posicionam contrários a sindicatos, contra taxas e anti-intervencionista, e investem em think tanks conservadores, como o Turning Point USA e o Sons Of Liberty. Richard já apoiou candidaturas contra direitos de pessoas LGBTQIA+ e contra o direito ao aborto. 

Vince McMahon (cerca de 3,1 bilhões de dólares). Fundador e ex-diretor-executivo da WWE, maior liga de luta livre do mundo, também criou a liga de futebol americano XFL e a Federação Mundial de Bodybuilding. Nos últimos anos, investiu milhões de dólares no Partido Republicano e na caridade de Trump, a Donald J. Trump Foundation. Vince McMahon está sob investigações por abuso sexual.
Levantamento total de campanha de Donald Trump: 472,7 milhões de dólares, segundo a OpenSecrets.

CONHEÇA MAIORES APOIADORES DO PARTIDO DEMOCRATA - Michael Bloomberg (105 bilhões de dólares). Com 82 anos, o magnata é a 15ª pessoa mais rica do mundo, por ser é fundador e acionista majoritário da Bloomberg. Ele é conhecido dentro do partido Democrata, após se tornar prefeito de Nova York pelo partido entre 2002 e 2013, e depois por tentar se candidatar à presidência em 2020. Entretanto, perdeu nas eleições primárias para Joe Biden. O bilionário já doou mais de 17 bilhões de dólares para causas como segurança contra armas, mudanças climáticas e educação.

Reid Hoffman (2,5 bilhões de dólares). O fundador e diretor-executivo do LinkedIn foi o maior doador democrata em 2022, contribuindo com 28,7 milhões de dólares. Frequente nos círculos do Vale do Silício, foi um dos primeiros investidores do Facebook e da OpenAI, criadora do ChatGPT; trabalhou na Apple e ajudou a fundar o PayPal. Hoje em dia, toca sua própria empresa de inteligência artificial, a Inflection AI, e investe em pelo menos 37 empresas do segmento.

Stephen Mandel (2,5 bilhões de dólares). Mandel é criador do fundo de investimentos Lone Pine Capital e membro do conselho da ONG Teach For America, que leva recém-formados para lecionar em comunidades mais pobres dos Estados Unidos. Em 2020, ele doou um milhão de dólares para a Lincoln Foundation, um dos maiores comitês políticos anti-Trump.

Henry Laufer (2,6 bilhões de dólares). Matemático e investidor, ele criou com Jim Simons o fundo de investimentos Medallion. Até morrer, em maio deste ano, Simons era um dos maiores apoiadores do Partido Democrata. Laufer já foi considerado um dos "maiores ganhadores de Wall Street", e contribuiu tanto com a campanha presidencial de Hillary Clinton, em 2016, quanto com a campanha de Joe Biden, em 2020. Sua esposa foi conselheira do capítulo democrata na cidade de Brookhaven, em Nova York, entre 2001 e 2009.

Jackie e Miguel Bezos (estimado em 30 bilhões de dólares). Pais do criador da Amazon, Jeff Bezos, o casal foi o primeiro investidor do filho, hoje com fortuna de 195 bilhões de dólares. Eles são criadores e maiores investidores da Bezos Family Foundation, sociedade filantrópica que doa principalmente para educação e para hospitais de câncer.

Levantamento total de campanha de Kamala Harris: 497,5 milhões de dólares, segundo a OpenSecrets.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Menino de 13 anos enviado para internato processa os pais por abandono O que é metanol, substância que causou a morte de seis jovens no Laos Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA