Quem era Lorenzo Somaschini, piloto de 9 anos que morreu em acidente grave de moto

Publicado em 19/06/2024, às 11h42
Crédito: Reprodução / Instagram -

Gabriel Amorim*

Lorenzo Somaschini, de apenas 9 anos, faleceu nessa segunda-feira (17) após permanecer em estado grave por três dias. A criança sofreu um acidente durante uma competição de motovelocidade no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, na última sexta-feira (14). Na Argentina, o garoto era considerado um “menino prodígio”.

LEIA TAMBÉM

Também conhecido como “Lolo”, Lorenzo nasceu em 17 de julho de 2014 em Rosário, Santa Fé. Desde pequeno, o jovem demonstrou paixão por motos e havia estreado em competições oficiais neste ano.

Ele iniciou a carreira com destaque na Junior Cup do Superbike Argentino, o que fez seu nome ganhar destaque para competições ao redor do mundo. Meses atrás, o pequeno “Lolo” deu entrevista ao jornal “La Capital”, onde revelou o objetivo de chegar até a MotoGP, o mais alto campeonato da disciplina.

Pequeno "Lolo" | Crédito: Reprodução / Instagram)

A estreia de Lorenzo em competições internacionais aconteceu durante o primeiro treino livre da “SuperBike Brasil”, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A categoria que o piloto estava inscrito é voltada para crianças e adolescentes de 8 a 18 anos.

Enquanto treinava, o piloto sofreu uma queda e, de acordo com o jornal “El Clarín”, teria batido a cabeça. O acidente aconteceu após um highside - manobra de alta velocidade. Os pneus da moto perderam a aderência e o menino acabou deslizando.

O piloto chegou a ser socorrido e levado até o Hospital Geral da Pedreira (SP). Em estado grave, ele foi transferido para o Hospital Albert Einstein no sábado (15), onde não resistiu e morreu.

Em nota, a SuperBike Brasil lamentou o ocorrido e informou que presta assistência à família de Lorenzo desde o dia do acidente. Confira:

"O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43. O argentino, natural de Rosário, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), sob cuidados médicos intensivos e, infelizmente, não resistiu.

A organização do SuperBike Brasil está prestando total assistência à família do piloto desde sexta-feira (14/6), quando o argentino teve uma queda durante o primeiro treino livre da Jr Cup, válido pela 4ª etapa do SuperBike Brasil, no Autódromo de Interlagos. Logo que caiu na saída do Pinheirinho, o piloto foi prontamente atendido no local pela equipe médica em ambulância UTI. Na sequência, foi encaminhado para a sala de emergência do autódromo, onde houve a estabilização do seu quadro clínico. Após esse procedimento, foi realizada a remoção médica, em unidade de suporte avançada (UTI móvel) para o Hospital Geral da Pedreira, onde permaneceu até a madrugada de sábado (15/6), seguindo todos os protocolos médicos até ser feita a transferência para o Hospital Albert Einstein.

Todos da equipe do SuperBike Brasil estão consternados com o acontecimento e manifestam sinceros sentimentos a todos familiares e amigos de Lorenzo."

*Estagiário sob supervisão, com O Globo

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Menino de 13 anos enviado para internato processa os pais por abandono O que é metanol, substância que causou a morte de seis jovens no Laos Professora de escola morre de raiva após ser mordida por morcego em sala de aula TikToker de 31 anos que estava desaparecido há 10 dias é encontrado morto em floresta nos EUA