Redação
LEIA TAMBÉM
A pressão estética, insatisfação com a própria aparência e necessidade de um tapa na autoestima levam milhares de pessoas a realizar tratamentos para melhorar algum aspecto que não gostam em si mesmas. Só em 2015 o Brasil realizou mais de 300 procedimentos estéticos com toxina botulínica em homens e mulheres, popularmente conhecida como Botox.
O preenchimento labial é um dos procedimentos mais procurados e muitas vezes é confundido com a aplicação de Botox na boca. Entenda a diferença e saiba quanto custa o tratamento estético.
COMO É A APLICAÇÃO DE BOTOX NA BOCA?
A contração muscular é responsável pela formação das rugas e outras marcas de expressão. A toxina botulínica, quando aplicada no músculo, inibe a ação de um neurotransmissor que provoca a contração, permitindo, assim, que o músculo relaxe e suavize os vincos.
O Botox na boca é aplicado em duas situações: para atenuar as rugas peri-bucais, conhecidas como código de barras por conta das linhas verticais, e para paralisar o músculo dos cantos da boca. É recomendado para pacientes com mais de 25 anos.
No primeiro caso a toxina é aplicada em dois pontos em cada um dos lábios para suavizar as marcas, enquanto no segundo a aplicação ajuda a diminuir o ar de tristeza dos lábios e provoca um leve aumento de volume. Para evitar desconforto do paciente, o Botox na boca é aplicado com microagulhas sob anestesia local e o procedimento dura cerca de dez minutos.
O procedimento não deve ser confundido com preenchimento labial, já que tem objetivo suavizar linhas de expressão e não provocar ganho de volume. O preenchimento é feito com ácido hialurônico e preenche vincos profundos para tornar os lábios maiores.
CUIDADOS A TOMAR APÓS A APLICAÇÃO
A aplicação errada do Botox na boca pode acarretar em efeitos indesejados que vão desde lábios “engessados” e sem expressão até alergias e dores locais. Procure sempre um dermatologista treinado e especializado, que oferecerá a melhor solução para seu problema.
Outros cuidados importantes são evitar deitar a cabeça por pelo menos quatro horas após a aplicação do Botox na boca, assim como evitar massagens e limpezas de pele por pelo menos 24 horas. Esses procedimentos podem provocar migração do produto e distribui-lo para áreas indesejadas.
A exposição ao sol, cosméticos e produtos para pele também devem ser evitadas por pelo menos 24 horas. Exercícios físicos estão vetados tanto no dia da aplicação quanto dois dias depois.
QUANTO CUSTA A APLICAÇÃO DE BOTOX NA BOCA?
O valor do procedimento depende da área onde a toxina botulínica será aplicada. O Código de Ética Médica considera inadequada a divulgação de preços, mas no geral o custo depende da quantidade de ampolas usadas e o serviço do médico que fará a aplicação. No total, o valor gira em torno de R$ 600 e R$ 1.500 por sessão.
QUANTO TEMPO DURA O EFEITO
Os efeitos podem ser notados após 48 horas e o resultado completo da aplicação é conhecido após quinze dias, quando o dermatologista agenda uma avaliação para checar o resultado. Após quatro meses o efeito da aplicação começa a diminuir e com seis meses é necessário fazer uma nova.
LEIA MAIS