Qualificação profissional é um dos focos da Prefeitura, diz Rui Palmeira

Publicado em 29/11/2018, às 08h40
-

Secom Maceió

“Não adianta ter vaga se a empresa não encontrar um trabalhador capacitado”. A afirmação é do prefeito Rui Palmeira e reflete a realidade de muitos candidatos que esbarram na falta de qualificação quando vão atrás da tão sonhada carteira assinada.

LEIA TAMBÉM

No trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9%. Apesar disso, 12,5 milhões de brasileiros ainda procuram emprego, segundo dados o IBGE. “Acredito que esse número poderia ser menor se os candidatos às vagas fossem mais qualificados. Ter experiência é um fator decisivo, mas estar atualizado também, por isso a Semtabes tem ofertado palestras, workshops e cursos de qualificação para os profissionais que estão em busca de emprego”, destacou Rui Palmeira.

Esta semana, a Prefeitura de Maceió, por meio do Sine Maceió, promove duas ações de qualificação. Uma delas, com 1000 vagas para o curso de telemarketing, em parceria com o Instituto Crescer, vai contratar 650 pessoas ao final da capacitação. “A qualificação profissional tem sido um dos focos da gestão, pois o mercado exige isso. Após esse curso, por exemplo, centenas de pessoas estarão empregadas. Para muitos a oportunidade é a do primeiro emprego. Para outros, ela é a chance de voltar a ter carteira assinada”, disse o gestor.

As vagas estarão disponíveis entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro. O local para inscrição e realização das provas é na Universidade Pitágoras, no Shopping Pátio, no Benedito Bentes. A seleção ocorrerá em dois horários: pela manhã, às 8h, e pela tarde, às 14h.

Para participar da seleção do Instituto Crescer é preciso levar os originais da carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, comprovante de residência, além de levar caneta esferográfica preta ou azul para fazer as provas de português, matemática e noções de informática.

Rui lembrou que só no primeiro semestre de 2018, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semtabes, encaminhou 2.136 pessoas para o mercado de trabalho e promoveu a oferta de 1.900 vagas. “O País passa por um momento econômico difícil, mas a Prefeitura tem se empenhado para colocar o maior número de pessoas no mercado de trabalho. Os números mostram que estamos no caminho certo. Ter gente trabalhando formalmente é benéfico para o Município e para o cidadão”, disse o prefeito.

Nesta quinta-feira (29), os cadastrados no Sine Maceió vão assistir ao Workshop Carreira Turbinada. A ação é uma parceria com a master coach Carol Fontan, especialista em alta performance e inteligência emocional, que vai passar conceitos e ferramentas para desenvolvimento pessoal, profissional e eliminação da chamada zona de conforto. A inscrição é feita no posto de atendimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3315-6205.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara