Revista Crescer
Os bebês que nascerem a partir de 2025 já têm uma geração para chamar de sua, a Beta. Considerada a próxima geração após a Alfa, a Geração Beta marca as crianças nascidas a partir de meados de 2025 até 2039. Esse termo ainda está ganhando força, mas já sugere tendências que destacam avanços tecnológicos, sustentabilidade, diversidade e conectividade global.
Representando o início de uma nova era, essa geração crescerá em um mundo ainda mais tecnológico, conectado e globalizado, onde as mudanças climáticas, a inclusão e a inovação desempenham papéis importantes na sociedade. De acordo com estudos, a Geração Beta pode representar até 16% da população mundial e ser a responsável por 19% da força de trabalho global, segundo o analista social e demógrafo Mark McCrindle.
Podemos ter o vislumbre quando nos damos conta de que essa geração já nasce imersa em avanços tecnológicos sofisticados, como inteligência artificial (IA), automações e a expansão da internet das coisas (IoT). Ao mesmo tempo, essa geração também sentirá o peso de equilibrar a tecnologia com a sustentabilidade, vivendo em um planeta onde a preservação ambiental e a diversidade cultural são prioridades essenciais.
Além disso, é esperado que a Geração Beta seja a mais colaborativa e consciente, moldando seus valores em torno da inclusão, do respeito e de uma visão otimista para o futuro. E como nomes são um reflexo de seu tempo, é interessante observar como as escolhas para essa geração prometem ser igualmente inovadoras e carregadas de significado.
Nomes que simbolizam a Geração Beta
O mundo está em constante transformação e os nomes são um grande reflexo dessas mudanças. Isso não seria diferente com a Geração Beta que, de acordo com estudos, será um reflexo de um mundo globalizado, mas atento com as questões socioambientais.
Assim, as tendências para os nomes dessa geração refletem a evolução tecnológica, a busca pela sustentabilidade e o comprometimento com a diversidade. Com isso, os nomes escolhidos deverão carregar significados profundos fundamentados em três pilares principais, como:
A seguir, veja nomes que prometem ser tendência na Geração Beta de acordo com os pilares citados acima:
Nomes masculinos da Geração Beta
O nome Zion carrega consigo uma forte conotação espiritual e é muitas vezes utilizado simbolicamente para representar um lugar de paz, harmonia e redenção. Além de seu significado religioso, o nome também tem sido adotado em movimentos culturais e musicais, especialmente no reggae jamaicano, onde se tornou um símbolo de resistência e liberdade.
Na mitologia, Atlas era um titã que, após a guerra entre os deuses e os titãs, foi condenado a carregar o céu nas costas como punição. O nome simboliza resistência, força, proteção e perseverança.Além disso, Atlas também é associado ao conceito de conexão global, pois hoje em dia é usado para designar mapas e estudos geográficos, refletindo o entendimento e a representação do mundo como um todo.
Esse nome é frequentemente associado à cultura e tradições irlandesas. No entanto, na Escócia, o nome Gael pode ter origem na palavra escocesa-gaélica "gall" ou "gaidheal", que significa "estrangeiro" ou "forasteiro". Já na França, o nome Gael é atribuído ao termo francês "gaël", que significa "generoso" ou "gentil".
De origem hebraica, o nome tem raízes bíblicas e seu significado é frequentemente associado à ideia de "unir" ou "juntar".
Nilo é um nome masculino com origem egípcia e tem uma conexão direta com o famoso Rio Nilo, o mais longo do continente africano. O nome deriva do termo egípcio "Iteru" ou "Hapi-Nil", que significa "rio divino" ou "rio da vida".
Nomes femininos da Geração Beta
O nome Luna tem origem latina e está relacionado à palavra "lunaris", que significa "lua". É um nome que remete à beleza e à serenidade do astro que ilumina as noites. É um nome de grande significado e beleza, trazendo consigo uma conexão com a natureza e o céu noturno.
Flora é um nome de origem latina que significa "flor" ou "planta". É um nome que remete à natureza e à beleza das flores. Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores e da primavera.
Iris é um nome de origem grega que possui um significado encantador: "mensageira dos deuses" ou "arco-íris". Na mitologia grega, Íris era a deusa mensageira que conectava o Olimpo à Terra, representada como um arco-íris que unia os céus aos mortais.
Como vimos, a Geração Beta representa o futuro, uma era de inovação, sustentabilidade e conexão global. Portanto, os nomes escolhidos para essa geração simbolizam mais do que apenas uma identidade; eles refletem valores importantes como inclusão, responsabilidade e criatividade. À medida que os pais, geralmente das gerações Y e Z, escolhem os nomes para seus bebês, eles estão moldando uma era e, com tantas opções significativas, a Geração Beta promete ser única e influente em todas as suas expressões.
O nome Emma tem uma origem germânica antiga, derivando da palavra "ermen" ou "irmin," que significa "universal" ou "inteira." O nome tem sido utilizado ao longo dos séculos e carrega consigo um significado de força, poder e universalidade.
O nome Lily tem origem no latim "lilium" e significa "lírio", uma flor conhecida por sua beleza e pureza. Ao longo da história, o lírio foi associado a diversos significados, incluindo a inocência, a fertilidade e a renovação.
LEIA MAIS