Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Hoje, no blog Meu Bichinho, vou trazer um assunto que é, no mínimo interessante, para não dizer fofo. Porque os cães lambem seus donos? Isso é bom ou ruim? Importante entender que as lambidas dadas pelo seu cãozinho são uma forma de se comunicarem. E eles adoram dar os “lambeijos” não é mesmo?
Entenda aqui neste post o que as lambidas de cãozinho significam, por que ele lambe o dono, a si mesmo e outros animais, e se elas fazem mal à sua saúde ou à do pet.
As lambidinhas de cachorro, na maioria das vezes, são um bom sinal e você não precisa se preocupar. Mas existem alguns tipos de lambidas que podem demonstrar que seu pet está ansioso ou até com alguma ferida ou doença de pele e, por isso, é importante saber reconhecer.
Se liga em alguns motivos deles lamberem a gente:
1. Beijinho de cãozinho
Os cães lambem seus tutores justamente para demonstrar carinho na maioria das vezes. Os carinhosos “lambeijos”, como costumam ser chamados, são como os nossos beijos e representam gratidão, identificação e afeto. Os cães são animais que sempre viveram de forma coletiva, em matilhas. No entendimento deles, os tutores fazem parte dessa matilha e são aqueles que dão proteção, comida e amor.
As lambidinhas logo são consideradas uma maneira de agradecer e recompensar pelo cuidado recebido.
2. Carinho
Se você quer saber por que cachorro lambe o dono, fique ao lado dele por alguns minutos, sem fazer carinho. É muito provável que ele vai começar a te lamber para chamar atenção. Quando os cachorros estão carentes, é comum que eles usem a lambida – algo que sabem que você gosta – para atrair a atenção e pedir carinho.
3. Sentir o gosto da pele
Assim como em nós, humanos, a língua dos cachorros também tem papilas gustativas capazes de sentir os sabores. Quando eles lambem os tutores, podem querer sentir o gosto da pele, principalmente se tiver suor ou resíduos de comida.
4. Ansiedade
Mas nem tudo são flores quando falamos em porque cachorros lambem os donos. Se você percebe que as lambidas estão frequentes demais ou são acompanhadas de outros sinais, como agitação ou apatia, pode ser que seu cachorro esteja ansioso.
É muito comum também que cães com ansiedade lambam a própria pata intensamente e isso pode ser prejudicial para ele. As lambidas podem causar ferimentos na pele e até abrir espaço para infecções.
5. Feridas ou doenças
dermatológicas
Por fim, vamos falar de uma situação que os cães não lambem os tutores, mas a própria pele de forma insistente.
Se você reparar que isso está acontecendo em uma parte específica do corpo, observe a região e veja se tem alguma ferida, vermelhidão, caroços ou alguma anormalidade.
Atenção! Se tiver ou se as lambidas não cessarem, leve seu pet ao veterinário para uma avaliação. É possível que ele esteja com algum machucado, alergia ou até doenças dermatológicas mais graves.
Fonte: Dog Life
LEIA MAIS