Agência Alagoas
A quadra chuvosa em Alagoas teve início na última quarta-feira (15) e as chuvas deste período devem ser maiores que a média. É o que aponta a o relatório emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
LEIA TAMBÉM
Com início nesta segunda quinzena de abril, o período de chuvas deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. “A nossa previsão climática se mantém com chuvas além da normalidade em todo o Estado, e apesar de não termos este ano a influência de fenômenos como El Niño, ou La Niña, o que está favorecendo o aumento das chuvas são as condições do Oceano Atlântico. Ele está muito aquecido, desde a costa do continente Africano, até a costa do Nordeste brasileiro. Esse aquecimento favorece a ocorrência de chuvas”, explicou o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho.
Para este trimestre, entre abril e maio, a previsão é de chuvas em torno dos valores médios históricos no trimestre, podendo exceder a média em algumas áreas. Há possibilidade de grande irregularidade espacial e temporal das chuvas, o que implica na ocorrência de chuvas intensas, de curto período, em áreas isoladas.
No trimestre março-abril-maio, os volumes médios de chuva costumam variar entre 200 mm e 800 mm, segundo dados compilados pela Semarh. É importante reforçar que a Sala de Alerta da Semarh monitora as condições hidrológicas e meteorológicas de todas as regiões Alagoas em tempo real. E em caso de volumes muito grandes de chuvas e de enchentes, os órgãos oficiais de proteção do Estado e a Defesa Civil são comunicados previamente, para que as ações necessárias possam ser executadas nas regiões que venham a ser afetadas.
Para acompanhar a previsão do tempo todos os dias, basta acessar o site www.semarh.al.gov.br ou baixar o aplicativo “Semarh Tempo Alagoas” disponíveis para os sistemas Android e iOS.Previsão do tempo para os próximos dias:
Quinta-feira (16):
A previsão é de nebulosidade variável e com possibilidades de pancadas de chuvas durante todo o dia em todas as regiões de Alagoas. Em Maceió, a temperatura deve variar entre 21ºC de mínima e 29ºC de máxima.
Sexta-feira (17):
A nebulosidade e as pancadas de chuva devem seguir em todo o Estado. No Litoral, no Baixo São Francisco e Zona da Mata, há chances de pancadas de chuva durante a noite.
Sábado (18):
O predomínio em toda Alagoas deve ser de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas passageiras. A capital alagoana deve apresentar temperaturas com 21ºC de mínima e 29ºC de máxima. No Sertão, a temperatura mínima permanece a mesma de Maceió, mas pode chegar até 35ºC de máxima.
LEIA MAIS
Artigo: O que o mercado de commodities espera para 2025 e os melhores investimentos para diversificar a carteira