Redação TNH1
O protocolo sanitário que vai nortear a retomada das atividades econômicas em Alagoas deve ser publicado ainda na noite desta segunda-feira, 15, em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado (DOE), segundo anunciou o secretário da saúde, Alexandre Ayres, em coletiva online.
LEIA TAMBÉM
Segundo o secretário, o documento foi feito a quatro mãos, com a colaboração de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), sob coordenação do chefe da Casa Civil, Fábio Farias, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e Secretaria de Planejamento, e será divulgado "nas próximas horas".
“Eu quero adiantar que o posicionamento do Governo de Alagoas permanece o mesmo. Nós continuaremos ouvindo a ciência, assim como nós temos feito desde o início. Nós continuaremos dialogando com os profissionais de saúde. A gente não está falando em flexibilização, o que estamos discutindo é uma preparação do setor produtivo. Por isso o que estamos publicando hoje é o protocolo sanitário para que as empresas possam começar a se organizar para que, quando a ciência entender que é o momento da gente iniciar uma abertura gradativa do comércio, a gente esteja pronto para que isso seja feito. Não há prazo fixado, a ideia inicial é que a gente possa fazer no dia 22, mas tudo isso será feito com base nos dados e nas informações dos técnicos da Sesau”, disse Alexandre Ayres.
Sobre o pedido de informações da possível fexibilização a partir do dia 22, feito pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal, Ayres informou que a Sesau já está respondendo.
“Nós recebemos a solicitação de informações do MP Estadual e MP Federal, que têm sido órgãos muito participativos, que têm dialogado sempre com a Sesau, sempre em busca de soluções para a gente diminuir os danos da pandemia aqui no estado. Estamos respondendo", afirmou no secretário.
LEIA MAIS