Protesto: greve de funcionários de hospital completa 20 dias; assista

Publicado em 12/01/2016, às 11h17

Redação

A greve dos funcionários do Hospital do Açúcar e do Álcool completou 20 dias nesta terça-feira (12), motivando mais um protesto dos trabalhadores. Eles paralisaram as atividades devido ao atraso no pagamento do salário do mês de dezembro e do 13º salário referentes a 2015. Apenas 30% dos serviços estão sendo mantidos.

LEIA TAMBÉM

Segundo o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado de Alagoas, Mário Jorge, a manifestação está concentrada no pátio da unidade de saúde. Apenas no início da manhã, os trabalhadores ocuparam parte da Avenida Fernandes Lima, no sentido Centro / Gruta de Lourdes, como é possível ver no vídeo, ao final da matéria.

“O que a direção do hospital alega é que o Estado e o Município estão atrasando o repasse, mas não se justifica, já que essa não é a única renda do hospital, que atende particular e convênios. Isso mostra, apenas, que a direção do hospital não tem compromisso com o planejamento e o pagamento de salários dos servidores”, disse Mário.

A informação é contestada pela direção do hospital, que alega que cerca de 70% a 80% da renda do hospital é originada na prestação de serviços à rede pública de saúde. “O grande problema é que a Sesau, na virada do ano, teve um problema, uma dificuldade na implantação do sistema, mas amanhã estaria fazendo esse empenho e o recurso estaria na nossa conta na próxima quarta-feira (20)”, disse Edgar Antunes.

Ele explicou ainda que a direção do sindicato participou de uma reunião entre a direção do hospital e a Secretaria Estadual de Saúde, onde a secretária Rosangela Wyszomirska, prometeu a regularização dos repasses. “Mesmo sem receber os repasses do mês de novembro, nós fizemos o pagamento do mês. Nós tivemos a afirmação da secretária de que amanhã sairá o empenho para o hospital e na próxima quarta-feira (20) nós deveremos ter o recurso para equalizar essa situação”, pontuou.

Já sobre o 13º salário o administrador do hospital informou que a previsão é que na próxima sexta-feira (15) o pagamento de 50% do salário seja realizado. “Dia 15, pagamento de 50% do 13º, e o restante iremos equalizar em breve”, concluiu.

Veja vídeo:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025