Protesto de agricultores: Prefeitura diz que criação e abate de suínos em área urbana são proibidos

Publicado em 20/08/2024, às 10h42
Reprodução/Video -

TNH1

O protesto de agricultores familiares que deixou o trânsito bloqueado na Avenida Rota do Mar, no Benedito Bentes, na manhã desta terça-feira (20), já dura cerca de quatro horas e seguia sem previsão de término até as 10h da manhã. Um dos pontos cobrados pelos manifestantes é a presença de um representante da Prefeitura de Maceió para agendar uma reunião para tratar sobre a situação dos trabalhadores, que se sentem afetados com as operações que estão fechando pocilgas e apreendendo animais na região. O Município, no entanto, adiantou que a criação e o abate de suínos na área urbana de Maceió são proibidos por leis municipais e estaduais. 

LEIA TAMBÉM

Em nota enviada ao TNH1, a Prefeitura de Maceió esclareceu que a proibição visa prevenir doenças que podem ser transmitidas por alimentos, pois as pocilgas, de acordo com as autoridades, representam um grave risco à saúde pública, por estarem próximas de áreas habitadas por pessoas. Confira o comunicado abaixo:

"A Secretaria de Saúde de Maceió informa que a criação e abate de suínos em zona urbana da Capital é proibida, conforme preconiza as leis municipal nº 5.318/2003 e estadual nº 6.787/2006, por representar um grave risco à saúde pública, devido à possibilidade de aumento de casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). A decisão sobre a criação desses animais não é uma determinação da Vigilância Sanitária, mas sim por conta de leis municipais e estaduais que impedem essa criação".

A manifestação teve início no começo desta manhã e até o fechamento desta reportagem ainda não havia sido encerrada. O último contato do TNH1 com a Polícia Militar aconteceu às 10h30, e o grupo ainda mantinha a avenida interditada, com pneus e entulhos atravessados. Houve um incêndio para afastar os condutores de veículos, como carro e ônibus, porém mesmo assim, motociclistas se arriscaram no meio do fogo.

Os agricultores familiares usaram faixas com frases "Criação de suínos não é crime, somos trabalhadores" e "Aqui os agricultores familiares têm voz". O protesto ocorre na altura da entrada do Conjunto Parque dos Caetés.

Quem transita entre Benedito Bentes e Guaxuma deve procurar outra rota. A Polícia Militar segue no local e busca diálogo com os trabalhadores para o fim do ato.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros são acionados para incêndio em casa no bairro Clima Bom, em Maceió Mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos são apreendidas em Maceió Incêndio atinge quarto de apartamento enquanto família dormia, na parte alta de Maceió Retroescavadeira pega fogo na Jatiúca e bombeiros controlam chamas