Protagonismo e inclusão: projeto do TRE/AL cria seções eleitorais comandadas por pessoas com deficiência

Publicado em 02/10/2024, às 06h16

Redação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas, desembargador Klever Rêgo Loureiro, comanda nesta quarta-feira (2), às 15 horas, na Escola Patinho Feio, na Ponta Verde, o lançamento do projeto “Seção +Q Inclusiva”.

LEIA TAMBÉM

Com isso, o TRE/AL cria um local de votação de Maceió terá todas as suas seções eleitorais compostas por pessoas com deficiências, atuando como integrantes das mesas receptoras de votos, visando proporcionar mais protagonismo e a inclusão no processo eleitoral das pessoas com deficiência.

Com isso, o projeto visa mostrar que as pessoas com deficiências físicas ou invisíveis podem comandar uma seção eleitoral e se integrar completamente no processo eleitoral.

“Esse projeto foi construído a partir de audiências públicas voltadas às pessoas com deficiências, onde o Tribunal escutou os principais anseios e reclamações. Além de fomentar várias ações de inclusão – como os coordenadores de acessibilidade nos locais de votação e a Central de Atendimento ao Eleitor Surdo – a Presidência decidiu dar toda a visibilidade que estas pessoas precisam, possibilitando que conduzam uma mesa receptora de votos”, explicou Klever Loureiro.

O projeto “Seção +Q Inclusiva” inclui também atividades pedagógicas na escola onde funcionarão as três seções com pessoas com deficiência, em que os estudantes debaterão temas como cidadania, democracia, acessibilidade e respeito, além de terem acesso à urna eletrônica e todos os seus recursos acessíveis.

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Análise: "O insuperável reacionarismo da esquerda" Um possível complicador para JHC em 2026 Uma curiosidade sobre Benedito de Lira "‘Ao Direito o que é do Direito e à política o que é da política"