Redação
Tramita nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa de Alagoas um projeto de lei que dispõe sobre a autorização e regulamentação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas desportivas em Alagoas.
De acordo com a proposta, a comercialização, disponibilidade e consumo das bebidas alcoólicas em eventos esportivos no Estado serão permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público até o final do evento.
Conforme a proposta, apresentada pelo deputado Bruno Toledo (PSDB), a liberação da venda de bebidas nos estádios deverá seguir alguns critérios. Um deles determina que o produto só poderá ser entregue aos consumidores em copos descartáveis e que não possam causar danos aos espectadores.
“O consumidor não pode ser tolhido do seu direito individual de consumir bebidas alcoólicas, desde que observados os direitos dos demais. Liberdade e respeito dos costumes: esses são os valores que se pretende proteger com o projeto, em equilíbrio com a liberdade dos demais”, afirma Bruno Toledo.
No Brasil, alguns estados permitem a venda e consumo de bebidas alcoólicas durante as partidas de futebol profissional, principalmente nas arenas que receberam a Copa do Mundo de 2014. Estados como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Espírito Santo e Goiás permitem a venda de bebidas alcoólicas normalmente nos jogos, e outros, como o Rio de Janeiro e Mato Grosso, estão próximos de liberar a venda.
Na Arena das Dunas, em Natal, bebida alcoólica é vendida nas partidas de futebol. Foto: Paulo Victor Correia
LEIA MAIS