Redação
A Prefeitura de Maceió vai investir R$ 2,9 milhões em recursos próprios no Projeto de Drenagem da Orla Marítima, realizado por meio de parceria com duas empresas privadas e duas entidades ligadas aos setores de turismo e imobiliário. A ação pretende acabar com as línguas sujas na orla da Capital.
A obra compreende a drenagem de águas pluviais e de rebaixamento de lençol freático, proveniente de escavações no subsolo de edifícios, na região entre o bairro de Pajuçara e Jatiúca. A ordem de serviço ainda não foi assinada.
Nesta terça-feira (8), a Braskem doou 7,1 mil metros de tubos de PVC que serão usados na obra. Outra doação foi feita por um dos supermercados interditados no mês passado, por lançamento de esgoto no meio ambiente. De acordo com o prefeito Rui Palmeira (PSDB), como forma de compensação, a empresa doou as bombas que serão usadas em 11 estações elevatórias ao longo do trecho beneficiado.
Outros parceiros do trabalho foram a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário, que realizaram o projeto da obra. O governo do Estado contribuiu com a desoneração do ICMS dos tubos doados.
Para Rui Palmeira, as parcerias são essenciais para dar andamento a projetos como esse diante da crise econômica. Ele voltou a citar as empresas privadas como alternativa para investimentos no Município que poderiam ser cortados com a falta de recursos.
Balneabilidade
Com o projeto, uma rede de drenagem será instalada entre o terminal Atlantic, na praia de Pajuçara, e o Posto 7, na praia de Jatiúca. Serão implantadas 11 estações elevatórias ao longo da costa, que bombearão as águas atualmente lançadas na praia, desviando o fluxo para o canal do Gulandi. O destino final será o Riacho do Salgadinho.
“A partir dessa obra, vamos intensificar a fiscalização de crimes ambientais. Temos feito [fiscalização] em prédios e condomínios da orla, supermercados, hospitais e outros grandes empreendimentos que infelizmente vêm lançando esgoto nas galerias pluviais”, declarou o prefeito.
Para o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Milton Pradines, a obra vai garantir mais limpeza às praias de Maceió, proteção ao meio ambiente e geração de emprego e renda a partir do turismo.
Fonte: Com Secom Maceió
LEIA MAIS