Projeto Mãos à Massa ensina técnicas para fabricação de quibes

Publicado em 12/09/2019, às 23h50
Secom Maceió -

Secom Maceió

O Projeto Mãos à Massa iniciou, nesta quinta-feira(12), mais um módulo no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Área Lagunar, no bairro do Prado. Nesta semana, a oficina está ensinando técnicas para a fabricação de quibes. O curso é realizado pela Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

LEIA TAMBÉM

Antes da aula prática, a nutricionista da Semas, Vanessa Freitas, fez uma palestra sobre cuidados com a higiene pessoal e como manusear os alimentos. “Quem produz refeições deve ter vários cuidados, porque  envolve  a saúde do outro. A falta de higiene, o mal armazenamento de alimento, contaminantes físicos e químicos, substâncias tóxicas, microorganismos, tudo isso pode contaminar o alimento. Por isso é importante que os alunos tenham noções sobre cuidados e higienização no manuseio de alimentos e limpeza de áreas afins”, explicou.

Na parte prática, a culinarista Lourdinha Araújo ensinou as participantes a fazerem os quibes tradicional, integral e de frango.

Nas oficinas culinárias do Projeto Mãos à Massa, as alunas aprendem a fazer produtos voltados para a comercialização e complementação da renda familiar, dando a participantes a chance de comercializar esses produtos em sua própria residência ou até de iniciar seu próprio negócio. Todos os alunos recebem também um certificado de participação.

O projeto Mãos à Massa têm a participação de pessoas com profissões  variadas. Uma delas é a professora Janaína Oliveira, que mora no bairro da Ponta Grossa. “Minha irmã participa do grupo de idosos daqui do Cras e me avisou sobre o curso. Daí, fiz a inscrição. Não sei cozinhar muito bem e estou gostando de aprender a fazer esse tipo de salgado. E quem sabe posso até conseguir uma renda extra, porque é bem fácil de fazer”, disse a aluna.

A próxima oficina culinária do Projeto Mãos à Massa acontecerá na próxima terça-feria (17), no Cras Selma Bandeira. O Centro funciona na Quadra P, s/n, Conj. Selma Bandeira – 2ª rua à esquerda, após a Base Comunitária da PM. Para qualquer informação ou para participar das atividades do Serviço de Convivência é só ligar para o telefone 3354-1767.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara