Projeto do Google cria versão virtual de lugares históricos

Publicado em 16/04/2018, às 21h47

Redação


LEIA TAMBÉM

O Google quer ajudar na preservação de lugares históricos do planeta, e para isso se juntou a uma empresa chamada CyArk com o objetivo de recriar essas localizações em realidade virtual.

O projeto se chama Open Heritage e vai usar uma tecnologia de varredura a laser desenvolvida pela CyArk para capturar informações sobre regiões históricas. Depois, a tecnologia do Google vai auxiliar na recriação desses ambientes em realidade virtual, permitindo que pessoas do mundo inteiro explorem os lugares a partir de computadores, dispositivos móveis e visores de realidade virtual.

Ao todo, 24 lugares de 18 países do mundo já estão disponíveis pelo programa. É o caso do templo Ananda Ok Kyaung, no Myanmar, que foi destruído em um terremoto em 2016. Com dados coletados antes do desastre, a CyArk e o Google conseguiram criar uma versão virtual do local. Além dele, palácios na Síria e ruínas de uma cidade maia no México também podem ser visitadas sem sair de casa. 

É possível visitar as versões virtuais dos locais históricos pelo navegador através do site do Open Heritage, assim como em apps para iOS e Android.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais de 800 kits da parabólica digital estão disponíveis gratuitamente para Pilar e Marechal Deodoro A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda