Projeto de lei que regulamenta o Uber é enviado à Câmara Municipal de Maceió

Publicado em 02/08/2017, às 11h43

Redação

O projeto de lei que regulamenta serviços de transporte individual, como o executado por meio do aplicativo Uber, foi enviado à Câmara Municipal de Vereadores nessa terça (1). A iniciativa foi da Prefeitura de Maceió e o texto foi publicado hoje no Diário Oficial.

LEIA TAMBÉM

O Município usa como argumento a experiência de lugares em outros países com a realização do processo de regulamentação, como a Cidade do México, que se transformou na primeira da América Latina a regulamentar o Uber e empresas similares; e as Filipinas, que foi o primeiro país a adotar uma regulamentação em nível federal.

O projeto cita uma declaração do secretário de Transportes das Filipinas, Joseph Emilio Abaya, que aponta o serviço de empresas como a Uber como necessário para preencher lacunas no transporte em massa; ele diz que esse tipo de serviço deveria ser encarado não como uma ameaça, mas como algo que vai incentivar a indústria de táxi a se modernizar e inovar.

O texto publicado no Diário Oficial do Município não menciona algum tipo de cobrança de impostos sobre o serviço.

Como funciona hoje

Sem a regulamentação, os motoristas ficam com 80% do valor e a empresa Uber com os 20% restantes; o condutor que trabalha para a empresa não precisa circular com grandes quantias em dinheiro, o que favorece a segurança durante as corridas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: caminhão bate e danifica poste na Avenida Rotary durante a madrugada Familiares, autoridades e admiradores de Biu de Lira participam de Missa de 7º Dia Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió