Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos ajuda na redução do índice de analfabetismo em Maceió

Publicado em 14/03/2017, às 14h34

Redação

O prefeito Rui Palmeira afirmou nessa segunda-feira (13), que trabalha para reduzir ainda mais os índices de analfabetismo em Maceió. Segundo Rui, para que o Município consiga esse objetivo, é fundamental a adesão do maceioense que quer aprender a ler e escrever ou voltar aos estudos ao Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

LEIA TAMBÉM

“O Ejai está com as inscrições abertas e é uma ótima oportunidade. São muitos os motivos para que o estudante deixe a escola, mas a gente sabe que mais motivos ainda existem para que eles retornem os estudos e consigam, por meio dessa iniciativa, obter ganhos sociais”, destacou o prefeito.

No ano passado, por meio das ações da Semed, o Município conseguiu reduzir de 11,4% para 8,3% o número de pessoas que não sabem ler e escrever na população de 15 anos ou mais.

“Durante os quatro anos de nossa primeira gestão, conseguimos efetivar a alfabetização de crianças e implantar políticas de alfabetização de jovens e adultos. Em 2010, Maceió tinha 86 mil pessoas que não sabiam ler e escrever. Conseguimos reduzir esse número para  66 mil e queremos reduzir ainda mais”, disse o prefeito.

A Semed trabalha com dois segmentos na modalidade de ensino Ejai: o primeiro deles é destinado a alunos dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e o segundo, para alunos dos anos finais (6º ao 9º ano). A equipe pedagógica da unidade de ensino faz uma avaliação para diagnosticar em qual segmento de aprendizagem o aluno se encaixa.

Matrículas abertas

Os interessados em cursar o Ejai devem procurar uma das escolas da Rede Municipal que ofereça a modalidade de ensino e fazer a matrícula, apresentando apenas um documento com foto. O curso é gratuito e as aulas são ministradas no período noturno, o que permite conciliar trabalho e estudo. 

As Escolas Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, na Cidade Universitária, e Natalina Costa Cavalcante, no Tabuleiro, estão com matrículas abertas para o primeiro segmento. No Litoral Norte, a Escola Neide França, no povoado Saúde, atenderá os alunos dos bairros de Ipioca, Pescaria e adjacências. Já na parte baixa da cidade, a Escola Maria José Carrascosa, no Poço, foi recém-reformada e também está de portas abertas para novas turmas do Ejai. Na região do Benedito Bentes, as Escolas Selma Bandeira e Petrônio Viana também abrirão novas turmas.

Para mais informações, basta fazer contato com a Coordenadoria Geral de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) pelo telefone 3326-9611.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias