Redação
A independência financeira e a busca pelo desenvolvimento feminino do Vergel tem sido uma das principais atividades realizadas pelo Instituto Mandaver com o programa de aceleração empreendedora “Mulher Empreende”. A necessidade do projeto se deu principalmente por mais da metade das famílias do bairro serem chefiadas por mulheres. Destas, mais da metade não possui renda básica e muitas são mães solo.
LEIA TAMBÉM
Com uma imersão de três dias, O “Mulher Empreende” proporciona às participantes conhecimentos sobre finanças, vendas, marketing e organização do negócio. “Elas saem de lá com um plano de negócio simplificado para apresentar ao Banco Laguna e conseguir o microcrédito disponibilizado. Com isso, elas podem ou começar o próprio negócio ou ampliar, expandir algo que elas já tenham hoje e crescer mais ainda”, explica John Honorato, Facilitador do Programa.
Aliada à imersão, há também uma consultoria que acontece nas duas semanas seguintes. Neste momento elas podem tirar dúvidas e ter mais ideias do que fazer como os próximos passos para se desenvolver economicamente e gerar renda.
Maria Quinô, dona de uma banca de frutas e verduras, foi uma das contempladas com o microcrédito e agradece pela oportunidade. “Eu agradeço ao Mandaver que nos deu essa ajuda, essa força pra gente prosperar, estamos de cabeça erguida com a banca toda arrumada de um jeito bom para investirmos mais e mais”, comenta.
Atualmente 105 mulheres foram capacitadas pelo programa, das quais 57 já foram aceleradas pelo Banco, resultando em cerca de R$80 mil reais em capital somente concedido através do microcrédito.
BANCO LAGUNA
O Banco Laguna tem o objetivo de incentivar práticas de cidadania e responsabilidade socioambiental e busca atuar com profissionalismo e transparência, visando valorizar as pessoas e o trabalho, viabilizando recursos e fomentando o empreendedorismo e a economia circular no território sempre com muito respeito, ética e solidariedade aos moradores do Vergel do Lago.
Com a missão de dar acesso ao microcrédito à comunidade, o Banco busca ser a maior referência de impacto socioeconômico e territorial de Alagoas criando facilidades bancárias para essas pessoas que vivem em condições de extrema vulnerabilidade.
LEIA MAIS