Profissionais da saúde fazem protesto no Centro de Maceió contra suspensão do piso salarial da enfermagem

Publicado em 21/09/2022, às 12h26
Foto: TNH1 -

Gabriel Amorim*

Com cartazes e caixões para demonstrar a indignação, profissionais da saúde realizaram um novo protesto na manhã desta quarta-feira, 21, contra a suspensão do piso salarial da enfermagem por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação reivindica, além do piso salarial, condições mínimas de trabalho para os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem.

LEIA TAMBÉM

Os manifestantes se reuniram de forma pacífica em frente à sede do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió, e seguiram em caminhada para a Santa Casa, para encerrar o ato em frente à sede da Justiça do Trabalho em Alagoas. Eles vestiam camisas com a frase: “não é porque usamos máscaras, que iremos nos calar.” 

Antes da caminhada, alguns profissionais entoaram gritos e discursaram para motivar quem estava presente. Em entrevista ao TNH1, a psicóloga Leopoldina Graça manifestou a indignação da classe da saúde. “A luta é contra o veto. Os trabalhadores querem um salário digno para o sustento próprio e para sua família” diz Graça.

A suspensão do piso salarial nacional da enfermagem por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, instituído por Lei em R$ 4.750, estabeleceu o prazo de 60 dias para que seja esclarecido o impacto financeiro decorrente do advento da legislação. Renilda Barreto, presente na manifestação desta manhã, falou sobre a decisão. "O Supremo Tribunal Federal concedeu uma liminar que suspende (a Lei) por 60 dias, afirmando que não tinha a fonte de custeio. A fonte de custeio não é da responsabilidade dos profissionais das instituições. As instituições têm condições para isso, porque é a enfermagem que dá a rotatividade financeira dos hospitais. Nós somos mais de 80% dentro das instituições da saúde”, afirmou Renilda.

Ainda segundo Renilda, os profissionais da saúde estão organizando novos atos de manifestação. Ela disse também que em respeito à população, a categoria está segurando uma possibilidade de greve. Veja as imagens do protesto:

*Sob supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento