Profissionais da enfermagem protestam contra a suspensão do novo piso durante desfile de 7 de setembro

Publicado em 07/09/2022, às 12h36
Itawi Albuquerque/ TNH1 -

Theo Chaves

Profissionais da área de enfermagem de Alagoas fizeram um protesto contra a suspensão da lei que criava o piso salarial da categoria, na manhã deste 7 de Setembro, durante o tradicional desfile que, neste ano, comemora 200 anos do Dia da Independência do Brasil. O ato, registrado em frente ao Memorial República, no bairro do Jaraguá, em Maceió, aconteceu após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender nesse último domingo (4) a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro que cria o piso salarial da enfermagem.

LEIA TAMBÉM

Durante a manifestação, os profissionais de enfermagem exibiram cartazes com frases criticando a decisão do ministro Luís Roberto Barroso e pediram que a lei volte a vigorar. O texto do projeto, que foi aprovado pela Câmara Federal e Senado, fixava em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

Ao suspender a lei, Luís Roberto Barroso alegou que o novo piso pode impactar os serviços de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS. O ministro também pediu para que sejam analisados dados detalhados dos estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da área da saúde sobre o impacto financeiro para os atendimentos e os riscos de demissões diante da implementação do piso. O prazo para que os órgãos ou entidades apresentem os dados foi fixado em até 60 dias.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)