Produtor atendido pela Emater apresenta cultivo 100% agroecológico

Publicado em 29/11/2015, às 00h02
-

Redação


Manjericão, salsa, cebolinha, brócolis hortelã, repolho, coentro, abóbora, chuchu, alface, couve-flor, quiabo, berinjela e pimentão.  Todos esses produtos são cultivados na horta do agricultor José Edler dos Santos, em sua propriedade no município de São Sebastião, agreste do estado, foram apresentados ao público durante visita técnica realizada nessa sexta-feira (28), pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) em parceria com o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).  

O agricultor, que antes era cortador de cana, recebe orientação de técnicos da Emater-AL  e comercializa seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso, ele, que só produz hortaliças de forma agroecológica e está buscando o selo de produção orgânica, chega a ganhar R$ 1.800 com a participação em três feiras.

A técnica da Emater Alagoas, Patrícia Lane, que acompanha José Edler desde 2012, explica que o conheceu comercializando os produtos na feira e a partir daí começou a orientar sua produção.  

“Ele tinha o melhor mamão da feira, o mais doce. Perguntei se podia ir até a sua casa e quando vi que os produtos vendidos na feira, era ele próprio que plantava, passei a prestar assistência técnica. Nas visitas semanais, ajudo-o com  questões de adubação, preparo do solo, também o orientei para não usar agrotóxicos e plantar utilizando fertilizantes naturais. Deu certo e agora estamos buscando a certificação de produtos orgânico, o que vai agregar mais valor ainda aos seus cultivos”, explica Patrícia Lane, que é agrônoma. 

 

De acordo com o gestor do APL Horticultura no Agreste, Humberto Sant’Anna, participaram da visita, produtores de quatro municípios da região: Teotônio Vilela, São Sebastião, Feira Grande e Palmeira dos Índios.  

“Fico muito satisfeito com a resposta positiva dos participantes. Esse era o objetivo da visita, mostrar aos agricultores que é possível, com a assistência técnica adequada, cultivar de forma sustentável e ainda melhorar as condições econômicas no campo”, afirmou Sant’Anna.  

O APL Horticultura no Agreste é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae Alagoas.



Fonte: Agência Alagoas


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas que ficaram isoladas em ilha de Barra Nova A indústria dos vistos e o pesadelo americano Alagoas avança na Educação e supera metas estipuladas para o Ideb Entregador é assassinado durante atentado na frente de pizzaria em Rio Largo