Procon/AL fiscaliza pesagem de bagagens no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Publicado em 28/07/2017, às 14h43

Redação

A comissão Especial de Defesa do consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)realiza na tarde desta sexta-feira, 28, uma blitz no Aeroporto Zumbi dos Palmares, para identificar caso de abusos ao consumidor. A fiscalização faz parte da campanha "Bagagem sem Preço", lançada em 2016, após a OAB constatar diversos abusos de impostos em cima de bagagens despachadas.

LEIA TAMBÉM

Durante a ação, que será realizada em conjunto com o Ministério Público e com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), serão verificadas se as informações fornecidas aos passageiros no balcão das emopresas aéreas, sobre o pagamento das bagagens despachadas está correta, e também se a realização da cobrança está sendo feita devidamente.

A conselheira federal da OAB por Alagoas, Marié Miranda, ressaltou que a "Blitz nacional nos Aeroportos" iniciou-se porque as taxas cobradas não atendem aos ineteresses dos passageiros. "Essa cobrança de malas despachadas não atende aos interesses dos passageiros, tanto que já existem várias ações civis públicas tramitando na Justiça Federal e questionando a arbitrariedade da medida", afirmou a conselheira.

Em contato coma reportagem do TNH1, o Procon informou por meio de sua assessoria que poucos minutos após o início da Blitz irregularidades já foram encontradas. "Já identificamos falta do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no guichês". Pelo menos quatro empresas serão autuadas, segundo o Procon.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Samu recebeu 55 mil trotes em 2024; média é de 154 ligações por dia Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro