Procon autua barracas na Praia do Gunga por cobrar consumação mínima

Publicado em 14/12/2021, às 11h46
Procon autua barracas na Praia do Gunga por cobrar consumação mínima | Foto: Assessoria -

Assessoria

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (PROCON-AL) emitiu autos de infração contra donos de barracas na Praia do Gunga, no município de Roteiro, Litoral Sul do Estado, após receber denúncias. A ação foi batizada de Operação Natal Turismo Legal

LEIA TAMBÉM

“Nessa época do ano, práticas abusivas como a 'taxa de consumação mínima', cometidas por bares e restaurantes, tendem a aumentar, com o intuito de obter vantagem manifestamente excessiva sobre os turistas e os próprios alagoanos. Nós do Procon/AL assumimos o compromisso de intensificar ainda mais nossas fiscalizações, durante todo o verão, nos principais pontos turísticos do estado, a fim de coibir os abusos contra os consumidores”, dissse Daniel Sampaio, Diretor-presidente do Procon/AL.

Ao chegar ao local e constatar a veracidade das queixas, os agentes emitiram 8 (oito) autuações por infrações e 1 (um)  de constatação em desfavor dos proprietários. A prática de cobrança de consumação mínima é ilegal, pois é considerada venda casada.

A operação foi uma ação conjunta com o Ministério do Turismo, o Sindicato de Guias de Turismo de Alagoas (SINGTUR-AL) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (SEDETUR) e tem como objetivo coibir irregularidades na prestação de serviços a turistas e consumidores locais.

O Procon-AL dispõe de canais para atender à população alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações para o 151, mensagens no WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial, mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Defensoria Pública cobra explicações e providências sobre interrupção no abastecimento de água MPT vai investigar acidente com trator que matou trabalhador em Rio Largo Sem água há mais de 30 dias, homem protesta lavando roupa em sede de concessionária Vídeo: teto de escola municipal desaba no interior de Alagoas