Redação
A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) informa aos consumidores sobre recall de peças em veículos e motocicletas.
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A empresa Toyota do Brasil Ltda. convoca mais de 10 mil unidades do modelo Rav4, fabricados entre 2005 a 2012, por falha nos cintos de segurança. Já a Suzuki Motos no Brasil faz recall de 21 mil motocicletas para substituição no retificador da voltagem.
Segundo a Toyota, o formato da estrutura metálica do assento traseiro pode causar rompimento dos cintos laterais de três pontos, em caso de acidente grave, principalmente com impacto frontal. A Toyota vai instalar uma capa plástica protetora em cada uma das laterais da estrutura metálica do assento traseiro, para evitar o contato com o cinto.
O reparo gratuito será efetuado somente a partir de 31 de março, por meio de agendamento na rede de concessionários.
Chassis Envolvidos
RAV fabricação entre 2/08/2005 e 6/08/2012
Código: JTMBD31V**
Últimos 7 dígitos: de 5005722 a 5297276
Código: JTMZD31V**
Últimos 7 dígitos: de 5164460 a 5239926
Motos
A Suzuki Motos também realiza campanha de chamamento para as motocicletas de modelos Burgman 400, DL1000, B-King, GSX1300R, Bandit650, Bandit650S, GSX650F, Bandit1250, Bandit 1250S, GSX-R750 e Boulevard M1500/R.
Em nota, a empresa informou ter constatado a possibilidade de "mau funcionamento das motos devido à má aderência da placa eletrônica de potência com o dissipador de calor". O defeito pode produzir carga insuficiente para a bateria, acarretando o desligamento do motor e/ou dificuldade de acionamento da partida elétrica.
Os proprietários das motos devem agendar junto a uma concessionária autorizada a substituição do retificador de voltagem. A empresa esclarece, ainda, que mesmo quem já participou da campanha anterior, de 2011, para substituição do retificador dos referidos modelos, deverá comparecer a esta nova campanha.
Para agendamento e mais informações, a Suzuki disponibiliza o telefone 0800-707-8020 e o site da empresa.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou ligar para 151.
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