Ascom Procon AL
O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor - PROCON/AL registrou 1.293 reclamações de consumidores por cobranças indevidas em comparação ao segundo semestre do ano passado e setembro deste ano. As queixas mais recorrentes entre os alagoanos são os débitos irregulares em bancos, operadoras de telecomunicações e cartão de crédito, os dados foram apresentados pelo setor de Atendimento do órgão, nesta segunda-feira (28).
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No levantamento, além de bancos e operadoras, as denúncias também se referem a cobranças indevidas por parte de operadoras de cartão de crédito, prestadoras de serviço de tv por assinatura, financeiras, planos de saúde, seguradoras e companhia aéreas. Ainda há uma grande demanda em relação às concessionárias de energia e água
As cobranças indevidas apresentadas pelos consumidores são formalizadas pelos canais de atendimento do instituto antes presencial e agora, durante a pandemia da COVID-19, por meio do Whatsapp, e-mail e ligação ao 151.
De acordo com o diretor-presidente, Daniel Sampaio, o instituto pode intervir junto ao consumidor após a formalização da denúncia a empresa ou loja que emitiu o débito indesejado.
“Solicitamos que empresa regularize a cobrança para o valor correto e caso o consumidor efetuado o pagamento com receio de corte ou restrição, o PROCON concilia o ressarcimento da quantia”, afirma.
As audiências de conciliação precisaram ser adiadas devido o distanciamento social controlado, mas serão remarcadas. O atendimento presencial deve retornar na última fase das medidas adotadas pelo governo de Alagoas, a fase verde.
O consumidor que acredita ter sido cobrado indevidamente pode formalizar sua reclamação ou denúncia ao Procon Alagoas por meio de mensagens no WhatsApp 9 8876-8297 ou email: info@procon.al.gov.br, ou ainda ligação gratuita para o número 151.
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