Problemas com pragas no jardim? 5 dicas úteis para te ajudar

Publicado em 07/12/2023, às 08h27

Luan Paz

A gente sabe que não é tão difícil assim manter nossas plantas lindas e saudáveis, mas quase sempre aparece um visitante indesejável, como formigas, cochonilhas, fungos ou pulgões. Plantas saudáveis e bem nutridas são menos suscetíveis ao ataque de pragas e doenças, mas fatores como desequilíbrios térmicos, exposição solar inadequada, ventilação deficiente, excesso ou falta de água, e práticas inadequadas, como o uso de tesouras não esterilizadas e acúmulo de resíduos, podem criar um ambiente propício para o surgimento delas e causar uma dor de cabeça muito grande. É por isso que, algumas medidas preventivas podem ser adotadas para evitar problemas futuros.

LEIA TAMBÉM

O primeiro passo é a limpeza dos vasos, canteiros e jardineiras. Comece recolhendo galhos e folhas secas, outro ponto importante é verificar as folhas das suas plantas pelo menos uma vez por semana. Para verificar se há presença de algum intruso. Caso haja sinal deles é interessante reconhecer cada praga para agir da melhor forma possível.

As lesmas e caracóis costumam aparecer em solos úmidos e gostam de atacar durante a noite, furando e devorando folhas, caules e botões florais. Quanto às formigas, primeiro verifique a presença de folhas cortadas próximas aos formigueiros, pois nem todas costumam causar danos às plantas, saúvas e cortadeiras são as mais problemáticas. Quanto aos insetos sugadores, os mais comuns são pulgões e cochonilhas e o principal sintoma são folhas enrugadas e cascas pretas e o principal sinal da presença das cochonilhas são aquelas machas esbranquiçadas ao longo da planta que nada mais são do que o próprio inseto.

Mas caso apareça algum desses problemas nas suas plantas não se desespere, algumas receitas caseiras podem auxiliar no controle, sem agredir o meio ambiente e super simples de aplicar, então confira essas dicas e, caso você conheça alguma outra é só deixar nos comentários, pois seu conhecimento pode ajudar outras pessoas!

1 – Pimenta e Alho – são úteis para repelir insetos que atacam as plantas;

Modo de preparo: bata no liquidificador 100g de pimenta, 100g de alho e 2 litros de álcool. Despeje a mistura em uma garrafa escura junto com o álcool e deixe curtir por sete dias. Dilua 100 ml dessa mistura a cada 10 l de água e pulverize as plantas que precisam ser protegidas.

2 – Coentro – controle de ácaros e pulgões;

Modo de preparo: cozinhe 10 folhas de coentro em 1 litro de água por 10 minutos, espere esfriar, coe e pulverize nas folhas com presença desses insetos.

3 – Sabão de coco em barra – combate cochonilhas, ácaros e percevejos;

Modo de preparo: dissolva 3 kg de sabão de coco em barra picado em 5 litros de água em fogo baixo, quando estiver pronto misture 1,5 litro da calda em 2 litros de óleo mineral e pulverize sobre as plantas atacadas até que a infestação acabe.

4 – Vinagre e água – controle de fungos

Modo de preparo: misture 250 ml de vinagre em 500 ml de água e borrife nas plantas. Troque o ingrediente por leite de magnésia se necessário. 

5 – Sementes de gergelim – controle de formiga cortadeira e saúvas;

Modo de uso: espalhe as sementes de gergelim em torno dos canteiros. Ao contrário do que muitos pensam, os pedaços vegetais que elas carregam não servem para alimentação da colônia, mas sim para alimentar uma espécie de fungo que, por sua vez, será o alimento das formigas, e o gergelim auxilia eliminando esse fungo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Conhecendo o lúpulo, a planta que dá sabor a cerveja Conheça a celósia, espécie ornamental muito utilizada em arranjos Conheça tudo sobre o hibisco, do seu jardim para sua mesa Como as orquídeas Catasetum garantem sua polinização