Primeiro no Nordeste, escritório da ONU em Alagoas será inaugurado no dia 2

Publicado em 30/09/2017, às 08h02

Redação

Responsável pela mediação das ações dos diversos atores envolvidos no programa Vida Nova nas Grotas, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) inaugura na segunda-feira (2) seu escritório em Alagoas, o primeiro do organismo internacional em um Estado do Nordeste brasileiro.

LEIA TAMBÉM

A data da inauguração lembra a passagem do Dia Mundial do Habitat, instituído pela ONU em 1985 e comemorado na primeira segunda-feira de outubro. O escritório foi montado nas dependências da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e será a base das atividades do ONU Habitat no desenvolvimento de estratégias de inclusão social e produtiva nas comunidades beneficiadas pelo Vida Nova nas Grotas.

O escritório do ONU Habitat em Alagoas servirá de enlace entre a ONU, Governo do Estado, ONGs, universidades, movimentos sociais e as lideranças comunitárias. O núcleo será responsável pelo dia a dia da implementação do programa e pela interlocução com esses atores. O escritório do ONU Habitat no Rio de Janeiro ficará responsável pela supervisão do programa, pela orientação técnica e estratégica e representação política. A sede mundial do organismo internacional da ONU para Assentamentos Humanos fica em Nairóbi, no Quênia.

Como explica Rayne Ferretti Moraes, oficial nacional para o Brasil do ONU Habitat, a parceria com o Governo de Alagoas visa fortalecer o engajamento do Estado em prol de uma prosperidade urbana sustentável e inclusiva, por meio de uma melhor compreensão do ambiente urbano e do estabelecimento ou aperfeiçoamento de suas políticas públicas, planos e ações.

“No âmbito da parceria do Governo de Alagoas com o ONU-Habitat, um novo projeto foi iniciado para melhorar a vida dos cidadãos e cidadãs de Alagoas, em especial, dos moradores de grotas. As atividades do projeto beneficiarão toda a população do Estado, mas concentrar-se-ão, principalmente, nas autoridades e servidores públicos que sejam responsáveis por desenhar e implementar políticas e programas que atendam às necessidades dos moradores urbanos”, ressaltou a oficial do ONU Habitat.

“Nosso objetivo é apoiar o Governo do Estado, a população e as instituições locais para melhorar a sustentabilidade urbana e as condições de vida nos municípios de Alagoas, para fortalecer e escalar as grandes iniciativas e projetos que o Governo já vem implementando nos últimos meses, em especial o Programa Vida Nova nas Grotas, que já mudou a vida de muitos moradores de grotas”, lembrou Rayne Ferretti, destacando ainda o contexto da parceria com o Governo de Alagoas, quando o Estado comemora seus 200 anos de Emancipação Política. “É com muita satisfação que o ONU Habitat abre seu primeiro escritório na Região Nordeste, exatamente em Maceió, justamente no ano de comemoração do bicentenário de Alagoas”.

As ações do Vida Nova nas Grotas já são executadas  em 24 comunidades da capital alagoana e devem chegar a 40 até o final deste ano. Em 2018, outras 36 grotas serão contempladas, alcançando a totalidade das 76 comunidades de Maceió. Dentro do programa, o ONU Habitat trabalha com cinco eixos de atuação, sendo eles a catalogação de dados; o aproveitamento dos espaços públicos e a prevenção da criminalidade; melhorias em habitação e mobilidade urbana; desenvolvimento econômico e social; e difusão do conhecimento.

Primeiro no Nordeste, escritório da ONU em Alagoas será inaugurado no dia 2
Primeiro no Nordeste, escritório da ONU em Alagoas será inaugurado no dia 2
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20)