Primeiro dia de mutirão fiscal negocia mais de 1000 dívidas em Alagoas

Publicado em 18/11/2015, às 14h53
-

Redação


Mais de mil contribuintes compareceram ao Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, em Maceió, durante o primeiro dia de negociações do mutirão fiscal para a quitação de débitos com o Governo do Estado e a Prefeitura de Maceió. A expectativa é que os atendimentos aumentem e alcancem cerca de 2.500 pessoas por dia.

No segundo dia de mutirão, foram ajustados os procedimentos de retirada de senhas e organização da fila de espera. Para isso, a organização do evento aumentou o número funcionários na triagem, instalou novos guichês e posicionou um monitor por onde os contribuintes verificam a ordem de chamada.

Os serviços prosseguem até a próxima sexta-feira (20), atendendo contribuintes interessados em regularizar dívidas relativas a IPTU, IPVA, ICMS, ISS, entre outros impostos estaduais e municipais. Os descontos no pagamento de juros e multas podem chegar a 95% no caso do Governo, e 80% nas dívidas com o Município.

De acordo com o juiz Maurílio Ferraz, coordenador do mutirão fiscal e titular da 15ª Vara Cível da Capital, a iniciativa conjunta entre os poderes é uma oportunidade para todos os alagoanos quitarem seus tributos.

“É importante que todos entendam a necessidade do pagamento de impostos. A coordenação do mutirão viabilizou uma rede de atendimento complementar para aqueles contribuintes que não possam se locomover até o ginásio. Todos os acordos também estão sendo realizados na Centrais de Atendimento ao Cidadão Já!, Secretaria de Estado e da Fazenda de Alagoas (Sefaz) e Secretaria Municipal de Finanças”, afirmou.

Para a servidora pública Maria Helena Santos, a oportunidade de liquidar suas dívidas trouxe a paz novamente para sua vida. Ela pagou contas de IPTU e IPVA.

“Há dois anos não pago o IPVA do meu carro, desde então vivo angustiada. Quando soube dessa chance resolvi comparecer ao mutirão, consegui regularizar minha situação e saio daqui com a sensação de dever cumprido", disse, emocionada.

Atendimento on-line

Os contribuintes também podem resolver seus débitos de ICMS e IPTU através dos sites do governo de Alagoas e do município de Maceió. A regularização online no âmbito estadual é feita somente para os débitos incluídos no Programa de Recuperação Fiscal, vigente desde o dia 1º de outubro e com adesão até o dia 30 de novembro.

Quanto ao IPTU, a Secretaria Municipal de Finanças informa que, ao acessar o portal, o contribuinte realizará um cadastro simples e simulará o pagamento da dívida com os mesmos descontos oferecidos no mutirão.



Fonte: Ascom TJ/AL


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira