Primeira cervejaria artesanal de Alagoas, Deodora "declara independência" com reposicionamento de marca

Publicado em 07/11/2017, às 23h31

Redação

Independência. Esta foi a palavra de ordem nesta terça-feira (07) para a cervejaria Deodora, a primeira a fabricar cerveja artesanal no Estado. Inspirada em Alagoas, que neste ano comemorou seus 200 anos de emancipação política, a empresa inicia um novo capítulo em sua história e, através do reposicionamento de sua marca, adota uma identidade ainda mais local, ao encerrar a parceria com a cervejaria paulista Cevada Pura.

LEIA TAMBÉM

Com um evento realizado em sua loja, localizada no The Square Park Office, no bairro de Jatiúca, a cervejaria apresentou para o público sua nova roupagem, mas com a garantia da manutenção da qualidade que conquistou os apreciadores da cerveja artesanal, como explicou Lara Tenório Nono, gestora de marketing da marca.

Lara Tenório, gestora de marketing da Deodora (Foto: Bruno Felix/TNH1)

“Nós queríamos desde o começo um nome feminino, que mostrasse a força da mulher alagoana e também que fosse voltado para nossas raízes. Delicado, suave, mas também independente e forte”, afirma Lara. “Agora, somos uma marca legitimamente alagoana”, completa.

Segundo ela, o próximo passo será o lançamento de novos rótulos. “Recentemente lançamos a Mutum das Alagoas, em homenagem ao pássaro que ficou extinto por anos em nosso estado e agora retornou. No final do ano vamos lançar a Lemondrop, também com a cara de Alagoas, e no próximo ano, lançaremos uma tropical ale, que terá toques de lichia, maracujá e manga, tudo a ver com nosso clima e o nosso povo”, revela a gestora.

Tranquilizando quem já estava acostumado a consumir os produtos da cervejaria com a marca anterior, Lara assegura que, apesar do reposicionamento, quem era apreciador das cervejas tem tudo para seguir fiel. “Manteremos tudo que nossos clientes já conhecem. O aluguel das chopeiras, os valores, a estrutura, tudo permanece como estava. Só que agora com a nossa cara”, diz.

Proprietário comemora estabelecimento da marca em Alagoas (Foto: Bruno Felix/TNH1)

O proprietário da cervejaria, Celso Tenório Nono, conta que o caminho trilhado foi difícil, mas que hoje a cultura cervejeira em Alagoas está bem estabelecida. “Quando começamos, há quatro anos, fomos pioneiros, e a dificuldade era enorme. Os estabelecimentos não queriam nem saber de cerveja artesanal, falavam que seus clientes não gostavam. Hoje, falar em cerveja artesanal é falar em qualidade, e a propagação dos produtos no mercado é muito natural”, pontua.

Mercado em crescimento

O sommelier de cervejas Bruno Peixoto foi um dos apreciadores que acompanharam a transição e, no evento, ressaltou que a mudança tem tudo para beneficiar a empresa. “A Deodora, ainda quando era Cevada Pura, foi pioneira em cervejas artesanais em Alagoas, e essa ‘declaração de independência’ é muito importante, porque agora a cervejaria terá a liberdade de se identificar ainda mais com nosso Estado e de fazer receitas mais regionais. Esperamos que este seja um marco no caminho para o crescimento”, afirma.

Evento apresentou nova marca ao público (Foto: Bruno Felix/TNH1)

Fundador da Beermoon, uma confraria dedicada às cervejas artesanais, Bruno ressalta que a nova fase da cervejaria é mais uma prova de que o público que consome o produto só cresce. “É nítido para nós que a presença da cerveja artesanal só aumenta em Alagoas. No ultimo ano principalmente, ocorreu um ‘boom’ enorme. Antes só existia a Cevada Pura, hoje já temos quatro cervejarias e mais três que entrarão em funcionamento em breve”, explica o sommelier.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após prisões e apreensões, Polícia Civil alerta influenciadores sobre os riscos de promover jogos ilegais Governo de Alagoas prorroga validade de concurso da Polícia Científica; veja data Usina Caeté firma acordo com a Colônia de Pescadores de Roteiro Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20)