PRF apreende mais de 68 m³ de madeira nativa irregular em Maribondo

Publicado em 14/01/2025, às 17h15
PRF apreende mais de 68 m³ de madeira nativa irregular em Maribondo - Divulgação / PRF

Ascom PRF

Durante fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal de Alagoas (PRF/AL), no dia 8 de janeiro de 2025, no km 201 da BR-316, no município de Maribondo/AL, foram registradas duas ocorrências de transporte irregular de madeira nativa em estacas.

LEIA TAMBÉM

No primeiro caso, por volta das 11h, foi abordado um caminhão FORD/CARGO que transportava 38,04 m³ de madeira nativa. Durante a verificação, constatou-se que a Guia Florestal apresentada estava com o prazo de validade vencido, tornando o transporte irregular. Além disso, a descrição da rota no documento era genérica, omitindo rodovias nos estados do Ceará, Pernambuco e Alagoas, o que poderia facilitar o desvio de pontos de fiscalização ou entrega em locais não autorizados. A irregularidade resultou na apreensão do caminhão e da carga, tendo o fiscal do IBAMA lavrado o termo de apreensão.

No segundo caso, cerca de 30 minutos depois, outro caminhão foi abordado transportando 29,98 m³ de madeira nativa. Assim como na primeira ocorrência, a Guia Florestal estava vencida e apresentava descrição genérica e incompleta da rota, também omitindo trechos nos estados mencionados. O caminhão e a carga foram igualmente apreendidos e entregues ao IBAMA.

Foram lavrados os termos circunstanciados das ocorrências (TCOs) pela PRF, e ambos os casos foram enquadrados na infração de "transportar, adquirir ou vender madeira, lenha ou carvão sem licença válida", conforme a legislação ambiental vigente.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Menina que sonha em ser delegada ganha festa surpresa com participação de policiais civis Mais de 18 mulheres denunciam divulgação de falsas fotos íntimas em Maceió Câmera flagra mulher sendo esfaqueada e agredida com socos durante assalto Polícia tenta localizar proprietários de celulares furtados em casas de festas