Presidente do CSA fala do planejamento do clube e tenta trazer atletas do Palmeiras e Bahia

Publicado em 23/10/2015, às 18h05
-

Redação

Rafael Tenório conversou com a imprensa em entrevista online. Foto: TNH1

Rafael Tenório conversou com a imprensa em entrevista online. Foto: TNH1

O presidente do CSA, Rafael Tenório, foi mais um membro da diretoria azulina a participar da coletiva online com a imprensa alagoana via redes sociais. Na última quinta-feira, o mandatário azulino falou sobre o processo de montagem do elenco, o planejamento para o Campeonato Alagoano 2016, dentre outros assuntos.

Tenório destacou ainda que a partir de 1º de novembro o CSA pretende começar a revelar nomes dos reforços para o ano que vem e que o clube marujo está solicitando nos próximos dias três atletas do Palmeiras e outros dois do Bahia.

O mandatário azulino confirmou também que o clube não terá problemas com as certidões negativas de débitos fiscais e irá se adequar ao Profut para poder disputar normalmente o Estadual. Tenório explicou ainda sobre o projeto de melhoria da academia do clube, no Mutange.

Confira os temas abordados pelo presidente do CSA:

Quando os reforços serão confirmados?

- Rafael Tenório: “na proporção que alguns clubes forem eliminados das suas competições, nós já poderemos anunciar alguns dos que nós temos pré-contrato. Pelo calendário da Série B, acreditamos que só possamos divulgar nomes até o encerramento desta competição, no final de setembro. Mas já temos alguns atletas que encerram suas participações nos clubes, então como vamos lançar oficialmente os três padrões de camisas de jogos para 2016, é nossa intenção que no dia 16 apresentemos dois atletas, cujas camisas estão sendo confeccionadas com seus respectivos nomes, para que o CSA chegue na frente e a torcida comece a ter uma noção de como será os padrões das camisas.

O planejamento do clube está saindo como o esperado?

- Rafael Tenório: tudo está sendo cumprido à risca. O CSA está sendo gerido em cima de um planejamento estratégico e financeiro que fizemos, para que o clube possa ser dirigido como uma empresa, então ele está dentro daquilo que planejamos.

Como está o processo das certidões (Receita Federal, INSS, FGTS e Justiça do Trabalho)?

- Rafael Tenório: é uma das coisas que não nos preocupa. Quando assumi o Conselho Deliberativo em 2012 e 2013, estive na época com alguns membros da ex-diretoria, como Lumário Rodrigues, o Dr. Walmar Peixoto, e o Dr. Ricardo Omena. Nós fizemos um acordo trabalhista com o TRT, e esse acordo vem sendo cumprido até hoje. Em relação à Receita Federal, hoje (quinta) de manhã o contador esteve lá e fez levantamento. O CSA tem um pequeno débito por não ter entregue suas declarações de Imposto de Renda de 2003 a 2010, e isso gerou uma multa.

Então, iremos fazer o pagamento e pedir o parcelamento dessa multa, vamos pagar e na hora que entrar no parcelamento é cedida a certidão negativa. Em relação ao FGTS, estamos fazendo o levantamento. Também iremos fazer o parcelamento e vamos conseguir. Portanto, o CSA está entrando num processo de profissionalização, podendo manter relações tanto do governo quanto do setor privado. Isso para nós está praticamente resolvido.

O CSA aprova a ideia da federação sobre o regulamento do Alagoano 2016?

- Rafael Tenório: o CSA vai logicamente obedecer e seguir aquilo que for acordado com a FAF e afiliados. Entendemos que aquela primeira opção, em que os clubes joguem 18 datas, é de fundamental importância, com os dois grupos de cinco e um grupo enfrentando o outro, formando hexagonal com todos contra todos, e mais as partidas da decisão. Então, iremos dentro de um consenso buscar fazer um campeonato bastante atrativo.

Quais as próximas ações de marketing o clube pretende implantar?

- Rafael Tenório: o grande pique será a partir de 1º de novembro. Quando tivermos anunciado os nomes de atletas, com a chegada da comissão técnica, mostrando para a torcida que isso é uma coisa real, isso deve alavancar o número de sócios. Iremos também sair eu, o Raimundo (Tavares, presidente do Conselho), o Marco Túlio (diretor financeiro) e o Messias Costa (vice de marketing) e faremos visitas à nação azulina, para angariar azulinos em empresas. Hoje o número de sócios está bastante razoável, mas está nas nossas previsões.

Quanto deve ser a folha salarial do clube?

- Rafael Tenório: sobre a folha do clube, incluindo elenco, comissão, executivos e funcionários, não poderíamos estabelecer um limite porque isso vai depender muito das nossas contratações, da parceria que temos com o Palmeiras, com o Bahia, com o Rodrigo Caetano, do Flamengo, que poderá nos ajudar. Se durante a competição entendermos que há uma necessidade de reforço, nós não teríamos um limite para fazer isso. Temos que fazer um time forte, mas dentro de uma realidade financeira. Mas se por ventura algum ‘incidente’ acontecer durante o percurso, nós iremos reforçar o elenco, porque sei que precisamos de um time forte para brigar pelo título.

O ‘jogador bilheteria’ poderá vir ou está descartado?

- Rafael Tenório: bilheteria é quando o time estiver bem, fizer uma grande campanha, vencer e convencer. Aí o torcedor irá (a campo). Se me perguntarem se eu deixaria de contratar 10 jogadores de um nível bom para com esse dinheiro eu contratar apenas uma estrela solitária, isso não me traria resultado, porque entendo que resultado é através de equipe, todo mundo unido. A gente está trazendo um centroavante diferenciado, um ‘matador’, de nome. Então, bilheteria é quando a equipe está bem. Não adianta colocar um jogador bilheteria com um time fraco, e ‘uma andorinha só não faz verão’.

Como está o projeto da construção da academia?

- Rafael Tenório: o projeto está concluído. O CSA não tem recursos no momento, mas já compramos todos os equipamentos. Autorizei fazer reforma na academia existente para trazer os novos equipamentos. Lá na frente, quando começarmos a respirar mais com as finanças, começaremos a construção.

Das parcerias com Palmeiras, Flamengo, São Caetano e Bahia, o CSA acertou com algum atleta?

- Rafael Tenório: temos 22 atletas com pré-contrato com o clube. O João Feijó estará com o pessoal do Palmeiras nesta sexta-feira solicitando três atletas e (também irá solicitar) dois do Bahia. Fecharíamos o grupo com 28 jogadores e ficaríamos com cinco da nossa base para compor o elenco.

Veja também:

- Diretoria azulina emite nota e dá detalhes sobre certidões negativas de débitos

- Após interesse e negociação, CSA descarta contratação de Marcelinho Paraíba

- Dirigentes do CSA voltam de São Paulo com três parcerias e um patrocínio para 2016

Atual elenco do CSA:

Goleiros: Jeferson (ex-Coruripe);

Laterais-direitos:

Zagueiros:

Laterais-esquerdos: Acácio (base e ex-Portimonense-POR)

Volantes: Sorim (base e ex-Central-PE) e Romário (base e ex-Araripina-PE);

Meias:

Atacantes: Damião (base e ex-Picos-PI) e Pilar (base e ex-base do Grêmio-RS);

Técnico: Oliveira Canindé

Patrocinadores: Lupo.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ASA e CRB disputam primeiro clássico do ano; acompanhe em tempo real Copa do Nordeste: CRB e CSA estreiam no Rei Pelé; veja todos os confrontos Coruripe anuncia saída de Gilmar Batista e confirma novo técnico CSE x Penedense: saiba escalações, horário e onde assistir