Presidente do Cosems/AL leva a Brasília preocupação dos municípios no enfrentamento à Covid-19

Publicado em 15/07/2020, às 12h55
Foto: Divulgação -

Assessoria Cosems

O presidente do Cosems/AL Rodrigo Buarque, secretário de Saúde de Jundiá, apresentou nessa terça-feira em Brasília ao presidente do Conasems Willams Freire pautas relevantes dos municípios alagoanos. Na ocasião, ele mostrou a preocupação dos gestores municipais da Saúde –  na atual conjuntura vivenciada em tempos de pandemia – com as da flexibilização do isolamento social em Alagoas que, segundo Rodrigo, vêm avançando, porém as ações de enfrentamento, medidas de biossegurança e a conscientização da população precisam ser mantidas no mesmo nível de responsabilidade.

LEIA TAMBÉM

O presidente do Cosems discutiu também outros pontos prioritários, a exemplo da Unidade de Suporte Avançado (USA) para o transporte emergencial da 2ª Região de Saúde que, mesmo após a aquisição do Hospital do Norte em Porto Calvo, ainda há a necessidade deste tipo de suporte para os municípios da região, uma vez que alguns pacientes precisam ser encaminhados a serviços de maior complexidade.

Ficou definido na reunião que será realizado um estudo, levando em consideração a capacidades geográfica e a população da 2ª RS, para em parceria entre o Cosems/AL e a Sesau seja viabilizada a aquisição deste equipamento de saúde. 

Mais um ponto importante apresentado foi referente à escassez dos profissionais de saúde, observada por meio de levantamento realizado pelo Cosems. O presidente do Conasems informou que foi solicitado ao MS a contratação dos médicos cubanos que permaneceram no Brasil. Segundo ele, a ADAPS está providenciando os trâmites necessários para a contratação destes profissionais, visando sanar a necessidade dos municípios. 

As dificuldades com as testagens e o atraso dos resultados emitidos pelo LACEN foram também tratadas pelos presidentes do Cosems/AL e Conasems, que  destacaram que o problema é nacional. Ficou determinado que a definição dos casos será por critério clínico epidemiológico e a testagem não será mais a evidência necessária para a confirmação dos casos e que foi emitida Nota Técnica do CONASEMS/SVS-MS para os COSEMS com as orientações necessárias para este tipo de definição.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída” “Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas