Presidente discute trabalho de assistentes e psicólogas para a Justiça

Publicado em 13/09/2019, às 23h00
Caio Loureiro/Ascom TJ-AL -

Ascom TJ-AL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan, recebeu representantes dos conselhos regionais de Psicologia e Serviço Social para tratar sobre as demandas das categorias quanto às tarefas solicitadas pelo Judiciário a essas profissionais. A reunião aconteceu nesta sexta-feira (13).

LEIA TAMBÉM

Atualmente, muitas decisões judiciais determinam a realização de certas diligências por profissionais do Estado. “Historicamente falando, em face da ausência desse serviço no Poder Judiciário, nós encaminhávamos todas as demandas para as equipes do Poder Executivo. Uma transferência de responsabilidade que a rigor não é razoável”, reconheceu Tutmés Airan.

De acordo com o presidente, o Tribunal está trabalhando para ter suas próprias equipes multidisciplinares em quantidade suficiente, por isso a realização de um processo seletivo para psicólogas, assistentes sociais e pedagogas. Elas são necessárias principalmente nos processos de família.

“A ideia é que a gente bote as equipes para funcionar o mais rápido possível, e enquanto isso não acontece, nós vamos fazer um alerta aos juízes para que tenham um pouco mais de paciência”, explicou Airan.

Representantes dos conselhos entregaram relatório de dados referentes às requisições que chegam da Justiça para as profissionais, e agradeceram a compreensão do presidente do Judiciário.

“Esse é um movimento nacional que está acontecendo, e aqui a gente conseguiu um avanço muito grande, pela receptividade do presidente, que se mostra entendedor da importância dessa política”, disse Evelyn Costa, vice-presidente do Conselho Regional de Serviço Social.

O mesmo também pensa Tamiris Ferreira de Assis Silva, conselheira do Conselho Regional de Psicologia. “O desembargador se mostrou aberto para continuar esse diálogo, principalmente após o processo seletivo, para que as equipes comecem a atuar nessas demandas”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira