Preocupada com números, Sesau faz ação para alertar sobre o suicídio

Publicado em 07/09/2019, às 18h37
Carla Cleto/Sesau -

Assessoria

Os casos de suicídio têm chamado a atenção dos gestores de saúde em Alagoas, em função do crescimento de ocorrências envolvendo adolescentes, jovens e adultos. Diante desse quadro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, durante o “Setembro Amarelo”, ações para alertar a população sobre os riscos desse mal. A primeira acontece terça-feira (10), Dia Nacional da Prevenção do Suicídio, no Calçadão do Comércio, no Centro de Maceió, a partir das 9 horas.

LEIA TAMBÉM

Durante o evento haverá orientação sobre prevenção e os serviços de assistência nas unidades de saúde. A assessora técnica Valéria Maciel, da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau, disse que serão distribuídos panfletos com informações sobre a saúde mental, com sinais de alerta do suicídio, como prevenir o ato e, ainda, o local onde é possível pedir ajuda.

“As pessoas que forem ao calçadão poderão ter acesso a serviços de verificação da pressão arterial, orientações sobre os cuidados com a saúde bucal e teste de glicemia. A ação contará, ainda, com a participação da Ronda no Bairro”, salientou Valéria Maciel.

As ações seguem nos dias 19 e 20, com o “Seminário Estadual sobre a Prevenção do Suicídio”. O evento, destinado aos profissionais de saúde, estudantes e a sociedade civil, vai ocorrer no auditório da Uncisal, no Trapiche.

Durante o evento, haverá palestras sobre Epidemiologia do Suicídio em Alagoas e a Pesquisa na Prevenção, Estratégias de Prevenção e Promoção da Vida, Prevenção do Suicídio e das Vulnerabilidades Frente às Políticas Transversais, Saúde no Sistema Prisional e a Arte de Ouvir e Cuidar.

A Sesau está dando apoio aos eventos que estão sendo realizados nos municípios alagoanos. E até o final deste mês, será distribuída nas unidades de saúde da capital e interior e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma cartilha com informações sobre o suicídio, sinais de alerta, prevenção e aonde buscar ajuda.

Suicídio

Valéria Maciel explicou que o suicídio é um fenômeno complexo, possui características diversas e peculiares com múltiplas determinações. Identificar os sinais de alerta, segundo a assessora técnica, é fundamental para ajudar e indicar os locais onde eles podem ser assistidos.

Segundo a técnica, é preciso ficar atento a alguns sinais que são emitidos pela pessoa, como depressão, pânico, ansiedade, estresse, entre outros. Enfatizou ainda que o desejo suicida não deve ser interpretado como uma simples ameaça ou chantagem emocional. Essas pessoas precisam de ajuda.

Em 2003 a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio e a Organização Mundial de Saúde criaram o Dia Nacional da Prevenção do Suicídio, com a finalidade de prevenir o ato, através de estratégias viabilizadas pelos gestores públicos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara