Redação
Diretor do instituto MB Pesquisas, o professor e analista político Marcelo Bastos tem reafirmado a sua avaliação de que na eleição deste ano em Alagoas cerca de 90% dos prefeitos devem ser reeleitos ou eleger o seu sucessor – no caso dos que não vão poder concorrer a mais um mandato.
LEIA TAMBÉM
Para ele, a principal explicação é que na maioria dos casos os prefeitos vêm fazendo boa gestão e atendendo às necessidades mais prementes da população e por uma razão simples: os municípios estão com dinheiro em caixa.
Segundo Marcelo Bastos, isso se deve principalmente às negociações para privatização dos serviços de água e saneamento, que proporciona a obtenção de recursos sem uma destinação específica, ficando a utilização a critério do próprio prefeito.
E um dos mecanismos mais utilizados tem sido a implementação de políticas assistencialistas, como a criação de cooperativas que permitem a contratação de pessoas/eleitores sem que haja necessidade de nenhuma contrapartida em termos de prestação de serviço ao município.
Na eleição a retribuição se dá em forma de voto.
LEIA MAIS
Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”