Prefeitura volta a prédios notificados ano passado e encontra abandono

Publicado em 09/05/2018, às 10h06

Redação

Mais de 100 imóveis inspecionados no ano passado pela Prefeitura de Maceió foram notificados a fazerem alguma intervenção de melhoria, como determina a lei de manutenção predial, e este ano serão visitados de novo, a partir desta quarta (9). Caso nenhuma medida determinada na inspeção tenha sido tomada, os proprietários podem sofrer punições.

LEIA TAMBÉM

Um deles é o antigo prédio do IBGE, no cruzamento da Rua Tibúrcio Valeriano (Beco São José) com a Rua Conselheiro Lourenço de Albuquerque. Os fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e do Conselho Regional de Engenharia de Alagoas (Crea) identificaram que da última notificação, em janeiro de 2017, até hoje, nem mesmo a limpeza foi feita no local.

“Eles fecharam os acessos, mas não fizeram nenhum tipo de intervenção. Vamos notificar para que façam a limpeza e, caso contrário, a Prefeitura fará e mandará a conta. Esse prédio pertence a uma autarquia da União. Sabemos que depende de orçamento federal, mas no mínimo, tem que se manter a limpeza. Aqui é foco de mosquito de dengue de roedores...”, explica o secretário de Meio Ambiente, Mac Lira.

De acordo com o presidente do Crea, Fernando Dacal, pela idade do prédio onde funcionava o IBGE, desde 2012 ele deveria emitir um laudo de inspeção a cada dois anos, conforme a lei. “Esse é um exemplo do descaso do poder público com seu patrimônio, construído com o dinheiro da sociedade”, critica.

O chefe substituto do IBGE em Alagoas, Ramiro Parente, foi procurado pelo TNH1 e afirmou que o instituto não foi notificado pela Prefeitura que teria que manter a limpeza e manutenção do prédio. “Não recebemos nenhum ofício sobre isso. O prédio está ocioso, mas está lacrado”, disse. Ainda segundo Parente, o imóvel está à disposição para ir à venda e leilão.

Depois do IBGE, a ação seguiu para o antigo Tribunal de Contas da União, na orla da Praia da Avenida, onde o TNH1 esteve na semana passada. O cenário é o mesmo, de abandono e riscos.

Reformas

De acordo com levantamento da Sedet, 103 prédios foram notificados, sendo 91 só no centro, e só dois passaram por reforma. Um deles é o Edifício Breda, que foi alvo de ação judicial, e o outro foi o Barão de Penedo, que iniciou a manutenção após a notificação do Município.

O secretário afirma que as ações de fiscalização foram retomadas não apenas por conta do desabamento de um prédio abandonado em Sãio Paulo, mas porque a Superintendência do Patrimônio da União pediu para que a Prefeitura voltasse a notificar e, em último caso, demolir os imóveis.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bombeiros resgatam cinco pessoas de afogamento na Praia da Sereia Vigilância Sanitária apreende 500 kg de carnes estragadas em supermercado de Maceió Peixe-boi “abraça” jangada em praia de Maceió; veja vídeos Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões