Prefeitura vai decretar estado de emergência no bairro do Pinheiro

Publicado em 04/12/2018, às 15h07
Uma das rachaduras no bairro | Letícia Sobreira/TNH1 -

Letícia Sobreira*

A Prefeitura Municipal de Maceió vai decretar estado de emergência no bairro do Pinheiro, segundo informou o coordenador da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos, em entrevista exclusiva ao portal TNH1.  Segundo ele, a medida é uma recomendação da Defesa Civil Nacional.O bairro sofre com tremores de terra desde março, e dezenas de imóveis já foram desocupados por conta de severas rachaduras na estrutura. 

LEIA TAMBÉM

O decreto, que deverá ser publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira, 05,  possibilitará a dispensa de licitação para aquisição de equipamentos e também vai dar celeridade à liberação de recursos junto ao Governo Federal. Laudos feitos por técnicios apontaram a necesidade de equipamentos com tecnologia mais avançada para se diagnosticar a causa dos tremores.

“Um fenômeno como esse nunca foi visto no Brasil pelo Serviço de Geologia, por isso está sendo realizadas uma série de estudos pelos melhores profissionais do país”, disse Dinário, completando que serão estudadas as atividades geofísicas, sísmicas, a batimetria [medição da profundidade] da lagoa, entre outros exames na região.

Na manhã desta terça-feira (04), moradores que tiveram os imóveis avariados por conta de tremores de terra que vêm acontecendo no Pinheiro desde março deste ano, realizaram um protesto na Praça Arnon de Melo. Segundo o Dinário Lemos, 60 unidades de moradia foram evacuadas no bairro.

Na semana passada, o prefeito Rui Palmeira esteve no Ministério da Integração, em Brasília, para buscar apoio federal para socorrer o bairro. 


 

*Estagiária sob supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara