Prefeitura vai decretar emergência na Barra Nova após lagoa invadir casas

Publicado em 22/01/2019, às 13h12
Equipe isola o local para construção da barreira | Arquivo TNH1 -

Camilla Bibiano*

Obras emergenciais começaram a ser realizadas na Barra Nova, nesta terça-feira (22), pela Prefeitura de Marechal Deodoro para contenção da Lagoa Manguaba. O Município vai decretar situação de emergência e a Defesa Civil Estadual foi acionada para dar apoio às ações.

LEIA TAMBÉM

O problema começou na tarde dessa segunda-feira (21), quando a lagoa invadiu as casas e derrubou o muro de uma das residências. Os moradores estão aflitos com a força da água e temem que novas residências sejam danificadas na região da margem lagunar.

Uma equipe da Prefeitura foi ao local para construir um muro de pedras para a contenção temporária do avanço, mas a medida não irá reduzir o impacto das ondas na maré alta. De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação de Marechal Deodoro, a ação é paliativa e há projetos para a construção de uma barreira para resultados a longo prazo. A prefeitura também declarou que vem monitorando a área desde a semana passada.

Lua contribuiu com a maré

Segundo o Gerenciamento Costeiro do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL), o fenômeno da super lua, na madrugada de segunda, contribuiu para uma grande maré, conforme previsto pela tábua de marés, com altura máxima de 2,3m. Também havia previsão de que áreas mais vulneráveis poderiam ter processos de erosão.

Essas regiões foram mais afetadas por conta de uma abertura realizada pela população em meados de 2009 para o escoamento de uma enchente ocorrida na época. Na próxima quarta-feira (23), o coordenador de gerenciamento costeiro, Ricardo César, deverá ir ao local fazer uma vistoria da situação porque tramita no IMA/AL uma solicitação de recuperação de uma obra de contenção de erosão marinha.

*Estagiária sob supervisão da editoria

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Missas de 7° dia em homenagem a Benedito de Lira serão realizadas nesta segunda-feira (20) Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20 Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago