Prefeitura leva painel para programação do Mcz Play em Jaraguá

Publicado em 19/09/2019, às 12h12
Secom Maceió -

Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió vai participar das discussões do Mcz Play, evento que será realizado, em Jaraguá neste sábado (21) e domingo (22) pelo Sebrae Alagoas com apoio do Município. A programação envolve criatividade, novas economias, inovação e cultura local.

LEIA TAMBÉM

Engajar e ampliar projetos. Estes são objetivos da participação da Prefeitura no evento, segundo a secretária do Gabinete de Governança, Íria Almeida. “Os nossos painéis e oficinas irão mostrar à sociedade como a inovação está sendo desenvolvida, na prática, pelo ensino superior. É uma forma de aproximar as discussões que acontecem na academia com a sociedade, entender o que a sociedade também pensa e fazer o engajamento entre as instituições. Com isso, pretendemos ampliar os projetos para obter um resultado maior”, disse.

No sábado, haverá o painel Urbanismo colaborativo e arte urbana interativa, que contará com a apresentação de Izadora Laner. Ela é diretora de pesquisas do Instituto COURB – Instituto de Urbanismo Colaborativo, organização sem fins lucrativos, fundada por jovens de diversas áreas de atuação que buscam melhorar a vida das pessoas nas cidades. O urbanismo colaborativo abrange um conceito amplo de participação de diferentes personagens da sociedade no planejamento e implementação de ações no espaço urbano.

O painel terá a participação de Fernanda Cortez, secretária-adjunta municipal de Cidade Inteligente, que falará sobre o Programa Cidade Inteligente, de Graziella Helena Fritscher, secretária-adjunta municipal de Turismo, que abordará o Projeto Circuito Cultural WAYFINDING, que visa trazer placas informativas aos pedestres que trafegam no bairro histórico de Jaraguá, e Jannyne Barbosa, diretora técnica do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs), que falará sobre um projeto de desenvolvimento econômico sustentável para o Centro Pesqueiro de Jaraguá.

Uma das primeiras ações de gestão foi o lançamento de um edital de intervenção artístico-urbana no bairro de Jaraguá para iniciar a conexão dos pescadores com o novo equipamento estruturado e com o bairro. A intervenção dos dois artistas ganhadores do edital, Rafael Santos e Wado, terá início durante a oficina de Urbanismo colaborativo e arte urbana interativa, que ocorrerá no dia 22, durante o MCZ Play.

A oficina iniciará do Largo do Misa, a partir das 14h30, com a apresentação do Case do Coletivo Aqui Fora, sobre ações com a comunidade na Lagoa Mundaú, trabalho apresentado pelas arquitetas urbanistas co-fundadoras do Coletivo Carla Mendes Alves Pinto e Mariana Melo. Em seguida haverá a visita dos alunos de arquitetura do Cesmac, FAT e Unit ao Jaraguá para subsidiar o desenvolvimento de arte urbana interativa que será proposta por cada Instituição de Ensino Superior e finalizará com o trabalho dos artistas realizando suas implantações no Centro pesqueiro e no paredão da praça Dois Leões.

As Instituições de Ensino Superior que fazem parte do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação estarão no Painel Diálogos sobre a Lei de Inovação de Maceió. Reforçando que a Universidade Federal de Alagoas e o Cesmac assinaram a carta de compromisso com a Prefeitura de Maceió e o Sebrae, aderindo a Rede Brasileira de Cidade Inteligente e Humana.

O segundo painel ocorrerá no domingo às 15h30 e será divido em três palestras. A primeira terá a participação do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação no Ifal: Ações e Desafios no Contexto Regional”, ministrada pela professora Cristiane Francisco. A segunda será “Inovações Tecnológicas: da universidade para a sociedade” com Jessé Marques e Aldenir Feitosa do Programa de Pós Graduação em Análise de Sistemas Ambientais do Cesmac.  Já a terceira palestra terá o tema “A inovação na Ufal” com a professora Eliana Almeida, coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Ufal.

A mediação dos três momentos será feita por Ary Santiago Neto, secretário-adjunto de Inovação do Gabinete de Governança. “Vamos apresentar os trabalhos que as instituições vêm desenvolvendo e de que forma eles contribuem para cidade de Maceió, tanto para a sociedade quanto para a gestão pública municipal”, reforça Neto.

A secretária-adjunta de Cidade Inteligente, Fernanda Cortez, ressalta ainda que a Prefeitura mantém iniciativas para manter Maceió inserida num contexto sustentável. “O GGOV estará nos dois dias de evento com workshop, palestras, diálogos e oficinas, difundindo todas as ações que temos tratado sobre cidade inteligente e inovação. Estaremos em discussões com as universidades, que fazem parte da rede de colaboração que estamos criando entre Prefeitura, empresas e Instituições de Ensino Superior de Maceió. A nossa meta é construir uma cidade mais humana, inteligente, sustentável e criativa”, disse.

O evento

O Mcz Play é um evento colaborativo sobre economia com foco no empreendedorismo criativo que acontecerá na Praça Dois Leões, Misa, Iphan, Associação Comercial e Centro Pesqueiro. Haverá atividades simultâneas, como bate-papos, oficinas, música, feirinha cool, exposição de artesanato, uma praça ao estilo Urban Hacking e três auditórios com painéis temáticos. As atividades na Praça dos Leões são gratuitas.

Para participar das oficinas do Mcz Play, o interessado deve realizar a inscrição aqui, site que também disponibiliza a programação completa do evento.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara